Constipação: crônica, na gravidez, sintomas e tratamento
Constipação: crônica, na gravidez, sintomas e tratamento

Constipação: crônica, na gravidez, sintomas e tratamento

A constipação consiste em uma dificuldade em eliminar as fezes. O que fazer em caso de constipação e quais os remédios para fazê-la passar?

O que é constipação intestinal?

A constipação corresponde a uma dificuldade em eliminar as fezes, que pode ser crônica ou passageira. Falamos de constipação em caso de menos de três evacuações por semana ou em caso de dificuldades de evacuação. Pode ser acompanhada de inchaço ou dores abdominais.

A constipação é uma condição comum que afeta entre 20 e 30% da população.

Causas da constipação

Vários fatores podem causar uma constipação passageira, como maus hábitos alimentares (alimentação muito pobre em fibras), falta de água, grande estresse ou falta de atividade física. Adiar as evacuações também não é recomendável, pois pode endurecer as fezes e torná-las mais difíceis de serem eliminadas.

Certas doenças, como o hipotireoidismo ou, em casos mais graves, uma obstrução intestinal ou um câncer, podem causar a constipação. Este também é o caso de certos medicamentos, como certos antidepressivos, antiespasmódicos ou anti-histamínicos. Este caso é conhecido como constipação iatrogênica.

Remédios contra a constipação

Em caso de constipação pontual, é recomendável mudar a alimentação. Dessa forma, é preciso consumir mais frutas e legumes que contêm fibras, como ameixas ou kiwis, assim como cereais integrais.

Da mesma forma, é necessário beber água regularmente e evitar bebidas que possam irritar o cólon, como álcool ou café. Praticar esportes também melhora o trânsito intestinal.

Se esses remédios não forem suficientes para desbloquear a constipação, o médico pode receitar laxantes.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações