Cintilografia: óssea, do miocárdio, renal. O que é?
Cintilografia: óssea, do miocárdio, renal. O que é?

Cintilografia: óssea, do miocárdio, renal. O que é?

A cintilografia é uma técnica de imagiologia médica para explorar os órgãos.

Definição: o que é cintilografia?

A cintilografia é uma técnica de imagiologia médica para explorar os órgãos. Ela envolve a injeção de uma pequena quantidade de uma substância radioativa chamada radiofármaco ou radiotraçador. O local de aplicação depende do órgão e da doença estudada.

A cintilografia é realizada apenas em um hospital especializado. Ela permite a detecção de muitas anomalias, entre as quais se encontram a embolia pulmonar e as metástases cancerosas. Ela também permite a obtenção de informações sobre o funcionamento de certos órgãos como o coração ou os rins.

Podemos distinguir vários tipos de cintilografia, dependendo do órgão explorado: cintilografia óssea, cintilografia pulmonar, cintilografia cardíaca, cintilografia da tireoide, cintilografia miocárdica ...

Como é feita uma cintilografia?

O radiofármaco é normalmente injetado de forma indolor em uma veia do braço. Um período de espera é necessário para que o produto atinja o órgão desejado. O paciente deve, então, permanecer imóvel, durante a coleta das imagens. Isto é feito com um aparelho chamado de câmara gama ou câmara cintilográfica que se move em torno do paciente. A radiação emitida pelo organismo e é transmitida sobre uma tela.

A duração da cintilografia pode variar de alguns minutos a uma hora, dependendo do caso.

Riscos da cintilografia

A cintilografia é um exame seguro. Com efeito, a substância radioativa é injetada em doses muito pequenas e sem risco para o corpo humano. A irradiação é comparável a uma radiografia. Para eliminar ainda mais a radioatividade, é recomendável beber bastante água nas horas seguintes à cintilografia.

Os efeitos colaterais constatados na cintilografia geralmente são ligados às reações alérgicas que causam erupções cutâneas ou uma sensação de mal-estar. No entanto, eles são muito raros. É importante saber que cintilografia é contraindicada a mulheres grávidas.

Em caso de amamentação, é recomendável esperar pelo menos 24 horas após o exame antes de voltar a amamentar. Durante este dia, o leite deve ser retirado e descartado para eliminar todos os traços de radioatividade.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações