Ciática : sintomas, tratamento, o que fazer e como aliviar?
Ciática : sintomas, tratamento, o que fazer e como aliviar?

Ciática : sintomas, tratamento, o que fazer e como aliviar?

Ciática é a dor causada pela inflamação do nervo ciático. Muito dolorosa, também é muito comum e debilitante. Que remédios aliviam? Que tratamentos existem?

Definição da dor ciática

Ciática é o nome comum para a dor do nervo ciático. Trata-se de uma forte dor sentida ao longo de um dos nervos ciáticos. Localizados ao longo das pernas traseiras, os nervos ciáticos são os maiores e mais longos nervos do corpo. A dor ocorre geralmente maneira unilateral, atingindo apenas um lado do corpo.

Não devemos confundir a dor ciática com a dor nas costas (ou lombalgia ), cuja dor é geralmente na parte inferior das costas ou logo acima das nádegas.

As causas da ciática e ciática na gravidez

Ciática não é uma doença mas sim o resultado da inflamação do nervo ciático. A causa mais comum é uma hérnia de disco que acaba comprimindo as raízes do nervo ciático.

A ciática também pode ocorrer durante a gravidez. Ela se explica, então, pelo ganho de peso repentino, resultando em movimentos errados e posições ruins das costas, o que provoca um pinçamento do disco vertebral. Em casos mais raros, a ciática pode ser explicada por uma fratura, uma infecção da coluna vertebral ou uma artrose das vértebras lombares.

Como é o tratamento da dor ciática?

Ao contrário do que se poderia pensar, repouso absoluto não é a melhor medida em caso de ciática. Ainda que a primeira coisa a fazer em caso de dor do nervo ciático seja se deitar, você não deve ficar na cama por mais de dois dias. Praticar uma atividade física pode na verdade levar a uma cura mais rápida da dor ciática. Estamos falando, é claro, de exercícios leves, como a caminhada, a ser praticada de forma prudente (não carregar objetos pesados, e nada de esportes de alto nível) e sempre se atentando para a posição das costas (não se curvar).

Algumas medidas também podem ajudar a aliviar a dor ciática. É recomendável fazer uma compressa fria, com a aplicação de gelo, ou uma compressa quente, com uma toalha quente, por exemplo, sobre a área dolorosa várias vezes ao dia.

A dor ciática tem cura? Que remédios tomar?

O tratamento de dor ciática visa reduzir a dor. Assim, os médicos podem receitar analgésicos, como o paracetamol ou tramadol, ou antiinflamatórios não-esteroides que irão ajudar a aliviar a inflamação do nervo ciático.

A ciática geralmente se cura espontaneamente em um a dois meses. Se este não for o caso, a cirurgia pode ser levada em consideração. Nesse caso, o objetivo seria remover a pressão no disco vertebral. Mas isso ocorre em apenas 5% dos casos, quando ciática é causada por uma hérnia de disco.

Escrito por Marcos Silva
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações