Câncer de cólon: sintomas, causas, tratamento. O câncer de cólon tem cura?
Câncer de cólon: sintomas, causas, tratamento. O câncer de cólon tem cura?

Câncer de cólon: sintomas, causas, tratamento. O câncer de cólon tem cura?

O câncer de cólon continua sendo um dos tipos de câncer mais frequentes e mais letais. Saiba quais são os seus sintomas e como fazer o rastreamento da doença.

Definição: o que é o câncer do cólon?

O câncer colorretal é um dos cânceres mais comuns e também mais letais, apesar da taxa de mortalidade estar diminuindo. Em geral ele surge em pessoas com mais de 50 anos (95% dos casos). Portanto, é a partir desta idade que é preciso prestar atenção.

Câncer colorretal é um termo que se refere a dois tipos de cânceres semelhantes, o do cólon e o do reto. Dos milhares de novos casos identificados a cada ano, 60% dos cânceres atingem o cólon e 40% o reto. Essas doenças se caracterizam pela aparição de um tumor maligno na mucosa do intestino grosso, mas que nem sempre provoca a aparição de grandes sinais.

Por isso, é preciso estar atento e não hesitar em ir ao médico ao menor sinal suspeito.

Sinais de alerta do câncer de cólon: na área do abdômen e intestino

Uma vez que o tumor aparece, o câncer pode se manifestar através de uma constipação repentina ou que se agrava; uma diarreia que se prolonga; um aumento do volume abdominal; dores abdominais frequentes ou constantes; necessidade urgente e contínua de ir ao banheiro; vômitos; ou ainda sangue nas fezes. No entanto, outros sinais menos específicos, como anemia ou um emagrecimento inexplicável, também podem aparecer.

À medida que o tumor cresce, podem surgir sintomas mais graves, como uma obstrução intestinal ou uma peritonite. Portanto, é importante detectar o câncer o mais cedo possível. Para isso, existem vários métodos que são mais ou menos eficazes de acordo com o estágio do câncer e sua localização.

O exame clínico consiste em realizar um toque retal, mas este só permite detectar as anomalias ao redor do reto e não consegue precisar se são cancerosas ou não.

Detectar traços de sangue nas fezes

Atualmente já existe um programa de rastreamento baseado em um teste bem específico que permite buscar traços microscópicos de sangue nas fezes. O teste de referência é chamado de sangue oculto nas fezes e consiste em colocar fragmentos de fezes recolhidas ao longo de vários dias em placas que são em seguida enviadas a um laboratório.

Os resultados do exame são enviados ao paciente e ao médico em um prazo de 15 dias. No programa anual de rastreio, os franceses entre 50 e 74 anos recebem, a cada dois anos, uma carta que os convida a retirar gratuitamente um teste de rastreio com seu médico, caso este julgue necessário.

Desde abril de 2015, outro teste está disponível. Mais eficiente, mais confiável e mais simples, ele consiste, assim como o anterior, em detectar a presença de sangue invisível a olho nu, mas neste caso através da busca por anticorpos específicos.

Vários exames para confirmar um câncer

Uma vez realizado o teste, caso os resultados sejam positivos, o paciente deverá realizar uma colonoscopia para identificar a presença de um tumor. Esse exame usa uma sonda para inspecionar o intestino e, se necessário, retirar amostras. Caso a anomalia se encontre mais próxima do reto, será indicada uma retossigmoidoscopia. No entanto, as duas técnicas permitem a realização de biópsias caso seja detectada alguma massa suspeita.

Quando não é possível fazer uma colonoscopia, pode-se recorrer a outro exame chamado colonoscopia virtual que, como seu nome indica, é um escâner centrado no cólon. Ele permite a visualização do interior do órgão sem a necessidade de penetrá-lo. As amostras desses exames são enviadas a laboratórios que determinarão sua natureza e confirmarão ou não a presença de um tumor. Quando um câncer é diagnosticado, realiza-se um exame completo de saúde. Este inclui exames de sangue e outros que permitem identificar a natureza do câncer, seu tipo e seu estágio.

Escrito por Helena Barros
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações