Bronquite: sintomas e remédios para bronquite asmática, crônica ou alérgica.
Bronquite: sintomas e remédios para bronquite asmática, crônica ou alérgica.

Bronquite: sintomas e remédios para bronquite asmática, crônica ou alérgica.

Geralmente a bronquite é uma doença benigna, muito comum no outono e no inverno. Mas como reconhecer essa doença e tratá-la de maneira eficaz? Explicaremos a seguir.

Definição: o que é bronquite?

Como o nome sugere, a bronquite é uma inflamação dos brônquios, os tubos que levam o ar inspirado da traqueia para os pulmões. Em caso de bronquite, as paredes desses tubos começam a inchar e produzem uma grande quantidade de muco, resultando em uma tosse profunda e com secreção.

Podemos distinguir a bronquite aguda que, em geral, dura de 2 a 3 semanas com uma tosse que pode persistir um pouco mais de tempo, da bronquite crônica, que dura mais de 3 meses ao ano.

A bronquite é uma doença comum que não poupa nem crianças nem bebês. É mais comum no outono ou inverno. Estima-se que a maioria das pessoas terão bronquite pelo menos uma vez durante a vida.

Quais são as causas da bronquite? 

Na maioria das vezes, a bronquite aguda é causada por infecção viral. Muitas vezes ocorre após um resfriado ou uma gripe. Os vírus que são inalados se propagam até os brônquios, onde provocam uma inflamação. A bronquite também pode ter origem bacteriana, mas esses casos são raros.

A bronquite também pode ser causada pela inalação de partículas finas no ar que irritam os pulmões, por exemplo fumaça de cigarro, os gases ou vapores que saem do fogão a lenha. Mais raramente, uma bronquite aguda também pode ser um sinal de asma. Alguns pacientes que consultam um médico por uma bronquite aguda comprovam que, na realidade, têm asma.

Sintomas: como reconhecer uma bronquite?

A bronquite é caracterizada por sintomas típicos como:

- Tosse profunda

- Expectorações (catarro) viscosas de cor clara, amarelada ou esverdeada

- Mal-estar geral, incluindo calafrios, fadiga, diminuição do apetite, dores de cabeça, febres eventuais que não ultrapassam 38,5°C.

- Respiração curta

Quando a bronquite afeta uma criança de menos de três meses, ou a criança tem sintomas significativos, é aconselhável consultar um médico o mais rapidamente possível. Se a bronquite afeta um adulto e ele apresenta uma febre superior a 38 ° C durante vários dias, também é recomendável consultar um médico rapidamente.

A bronquite tem cura? Remédios para bronquite

A bronquite é uma doença benigna que se cura sozinha na maioria dos casos. O paracetamol pode ser utilizado em caso de febre ou de dores de cabeça. É desaconselhável, no entanto, tomar antitussígenos (medicamentos contra a tosse). Na verdade, no caso de bronquite, a tosse tem como função limpar o muco e as vias aéreas. Mas os antitussígenos podem ser utilizados se a bronquite atrapalhar o sono ou outras atividades.

No caso de respiração ofegante ou chiados no peito, os broncodilatadores são utilizados para abrir as vias aéreas e facilitar a respiração. Finalmente, como a maior parte das bronquites são causadas por um vírus, os antibióticos não têm nenhuma utilidade. Exceto em casos de bronquite bacteriana, que são mais raros.

Além do tratamento medicamentoso, nos casos de bronquite é importante repousar, hidratar-se bem (pelo menos oito copos de água e de bebidas quentes por dia), tomar banhos quentes. É altamente recomendável evitar a exposição à fumaça, ao ar frio e aos poluentes atmosféricos durante a doença.

A bronquite é contagiosa, é aconselhável evitar contato muito próximo de outras pessoas durante a doença. Também é importante cobrir a boca ao espirrar e tossir, utilizar lenços descartáveis e jogá-los fora após o uso, lavar as mãos regularmente e ventilar os ambientes pelo menos três vezes por dia.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações