Astenia: O que é?  Significado, sintomas e tratamento
Astenia: O que é? Significado, sintomas e tratamento

Astenia: O que é? Significado, sintomas e tratamento

Astenia é o termo médico que designa a fadiga. É caracterizada por uma fraqueza generalizada do organismo. Muito frequente, pode ser de origem psíquica ou orgânica.

Definição: o que significa astenia?

A astenia corresponde ao termo médico que indica a fadiga física. Ela se caracteriza por uma fraqueza generalizada e prolongada do organismo, além de uma diminuição da potência funcional. Ao contrário de um cansaço normal, a astenia é um estado de exaustão que não ocorre após um esforço e não desaparece com o repouso.

Pode tratar-se de um estado isolado (denominado síndrome da fadiga crônica), ou de um sintoma de alguma doença. É isso que torna o diagnóstico difícil.

A astenia é uma condição muito comum. Na verdade, quase 50% dos pacientes queixam-se de astenia durante uma consulta médica.

Causas da astenia

A astenia é, em mais de metade dos casos, de origem psíquica e é, portanto, causada por estresse crônico, alta ansiedade, depressão ou neurose.No caso de uma astenia orgânica, ela é um sintoma de uma patologia. Suas causas são múltiplas e variadas:

- Causa infecciosamononucleosehepatite, tuberculose, doença de Lyme ...

- Causas cardiovasculareshipertensão arterial, transtornos cerebrovasculares

- Causa oncológica: câncer e seu tratamento (quimioterapia)

- Causa neurológicaesclerose múltipladoença de Parkinson, miopatia...

- Causa digestivadoença de Crohn, síndrome do cólon irritável ...

- Causas endócrinashipertireoidismohipotireoidismo

- Causas metabólicasdiabeteshipoglicemia, desnutrição, distúrbios metabólicos

- Causas hematológicasanemialinfoma, leucemia

- Causas tóxicas: a ingestão de certos medicamentos (neurolépticos, betabloqueadores)e o consumo de álcool

Tratamento da astenia

O tratamento da astenia é totalmente dependente da sua causa. Em caso de astenia somática, o tratamento terá como objetivo tratar a doença de origem.

Se a astenia for de origem psíquica, pode ser prescrito um tratamento estimulante a base de antiastênicos. Eles são compostos principalmente por vitaminas, oligoelementos e aminoácidos, cuja carência causa a sensação de fadiga.

Também recomenda-se manter um estilo de vida saudável:  um sono adequado (pelo menos 8 horas de sono por noite) e uma alimentação equilibrada.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações