Angina Branca: sintomas, tratamento, causas e contágio.
Angina Branca: sintomas, tratamento, causas e contágio.

Angina Branca: sintomas, tratamento, causas e contágio.

A angina branca é uma infecção da garganta que provoca febre e dores de garganta. A doença é extremamente contagiosa e geralmente dura apenas alguns dias.

Definição: o que é angina branca?

A angina é uma inflamação da garganta, que ocorre principalmente na altura das amídalas. Em geral, ela se manifesta com febre alta e dores de garganta.

A angina eritematopultácea se difere da amidalite eritematosa pela cor da garganta após a infecção. A primeira, além de ser vermelha, é acompanhada de pontos brancos na superfície da amídala.

Causas da angina bacteriana ou viral

Existem dois tipos de angina branca A viral é a mais frequente, representando cerca de 80% dos casos. Em geral, ela desaparece em alguns dias sem nenhuma consequência.

No caso da angina bacteriana, a infecção é causada por um tipo de estreptococo (o mais frequente é o Streptococcus pyogenes, também conhecido como estreptococo beta-hemolítico do grupo A). Esse tipo é menos frequente, porém mais grave. Uma angina bacteriana pode levar a complicações sérias como problemas cardíacos, inflamação renal, febre reumática ou septicemia. Ela raramente ataca crianças com menos de três anos.

A angina também pode ser a consequência de uma mononucleose.

Os sintomas da angina

A angina branca se caracteriza pela aparição de diversos sintomas:

- dor de garganta

- febre

- dificuldade de engolir

- gânglios inchados

- dor de cabeça

- perda de apetite

- dores musculares

- mau hálito

Certos sintomas, como febre repentina, faringe muito avermelhada ou gânglios muito doloridos, conduzem o diagnóstico para uma amidalite bacteriana por estreptococos. Em caso de dúvida, existe um teste de diagnóstico rápido que oferece resultados com eficácia de 95%. As células das amídalas são colhidas com um cotonete que é em seguida mergulhado em um produto reagente à bactéria.

Tratamento: como cuidar de uma angina branca?

Os cuidados com a doença dependem do tipo de angina branca. Portanto, é fundamental a realização de um diagnóstico eficaz para determinar o tratamento a ser adotado. No caso de uma angina viral, o tratamento sintomático, ou seja, que busca apenas aliviar os sintomas, é suficiente e a doença se cura sozinha em alguns dias. Além de repouso, o médico pode prescrever analgésicos para as dores e antipiréticos contra a febre.

Já a angina bacteriana necessita de um tratamento à base de antibióticos, em geral derivados da penicilina, que evitam complicações e limitam a propagação da bactéria. Em caso de anginass bacterianas recorrentes, uma cirurgia de remoção das amídalas pode ser realizada.

Escrito por Helena Barros
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações