Barcelona se desentende com jogador brasileiro por conta das eleições

Barcelona se desentende com jogador brasileiro por conta das eleições

O clube catalão não gostou de ter a sua imagem associada ao candidato Jair Bolsonaro e deve reduzir a participação de um dos seus maiores ídolos nos próximos eventos oficiais.

Há um ditado popular que diz que política e futebol não se discutem. Mas, não é isso que tem acontecido entre o Barcelona e um dos seus maiores ídolos, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho. Uma foto postada pelo brasileiro nas redes sociais durante o fim de semana das eleições presidenciais tem causado muita polêmica e acabou estremecendo a relação entre o clube e o atleta. 

Na imagem, Ronaldinho posa de costas com uma camisa amarela com o número 17 nas costas, deixando claro o seu apoio ao candidato Jair Bolsonaro. Na legenda, o ex-craque escreveu “Por um Brasil melhor, desejo, paz, segurança e alguém que nos devolva a alegria. Eu escolhi viver no Brasil, e quero um Brasil melhor para todos!!!”.

Leia também
Ronaldinho arrasa com o Real Madrid e é aplaudido pela torcida merengue.

Logo após a publicação, tanto o jogador quanto o clube começaram a receber uma enxurrada de comentários de seguidores, tanto a favor quanto contra o posicionamento político de Ronaldinho. Mas, a alta cúpula do Barcelona não gostou nada de ver o nome do time associado ao candidato à presidência do Brasil e deve restringir a participação do jogador brasileiro nos seus próximos eventos oficiais.

Atualmente, Ronaldinho Gaúcho é embaixador do clube catalão e uma das estrelas do Barça Legends, equipe de veteranos que participa de jogos amistosos ao redor do mundo. 

Jornais espanhóis afirmam que a esmagadora maioria das mensagens que o clube recebeu foi de críticas à Bolsonaro, vindas não só de brasileiros, mas também de muitos estrangeiros. Há uma preocupação interna com a imagem institucional do Barcelona e a orientação dos dirigentes foi suspender a divulgação de qualquer conteúdo relacionado à Ronaldinho nos próximos dias. 

Além de Ronaldinho Gaúcho, o ex-jogador brasileiro Rivaldo também será penalizado pelo Barcelona por conta do mesmo motivo. Mas, como ele não tem laços tão fortes com o clube, o pernambucano não causa tanta preocupação nos corredores do Camp Nou.

Depois de a confusão ganhar repercussão internacional, o Barcelona divulgou um comunicado oficial que dizia “No Barça, defendemos valores democráticos que não coincidem com algumas ideias que temos escutado sobre esse candidato. Nós, como democratas, respeitamos a todos. Neste caso, respeitamos a opinião de Ronaldinho. Não compartilhamos de muitas destas ideias, mas respeitamos a liberdade de pensamento”.  

• Pedro Souza
Leia mais