Por que temos a impressão de que a ressaca aumenta quando ficamos mais velhos?

Por que temos a impressão de que a ressaca aumenta quando ficamos mais velhos?

Quem bebe sabe, a ressaca piora com o passar dos anos, entretanto, essa afirmativa ainda é dúvida para especialistas.

Na época da faculdade é tudo mais ou menos assim, com muita vodca barata, suco em pó da pior qualidade, refrigerante de marcas desconhecidas e muita cerveja barata. Nessa época, logo após os 18 anos, tudo desce com uma naturalidade impressionante. Mas alguns anos mais tarde, chegamos a nos questionar: “como é que eu aguentava tudo isso?”. É aí que chegamos para te mostrar as respostas.

Um famoso toxicologista e cientistas da Coréia do Sul, Young Chul Kim, conduziu uma série de estudos utilizando roedores para provar que, conforme envelhecemos, a resposta que o nosso corpo dá para bebidas se torna menos efetiva do que antes.

O que é a ressaca? Esse sentimento desagradável que aparece no dia seguinte à bebedeira é o resultado do esforço insuficiente do fígado e de desidratação, frutos do ciclo de digestão e de metabolização do álcool, em que o etanol potável se torna acetaldeído, uma substância tóxica que causa o que chamamos de ressaca. A eficiência hepática (do fígado) dá conta apenas de trabalhar 1 drinque, uma dose, por hora, indo um pouco além disso, começa a haver uma saturação, que provoca tudo o que explicamos acima.

“O fígado é o motor de desintoxicação do corpo, processa e filtra toxinas como o álcool da corrente sanguínea”, conta o médico Fred Pescatore. Entretanto, Kim explica que essa não é a única explicação possível, há de se levar em conta também os ganhos e perdas de peso. “Quando a massa de um indivíduo aumenta, o nível de álcool no corpo depois de beber diminui, já que ele se espalha por toda a massa e gordura”, explicou. “Portanto, quando alguém bebe a mesma coisa que antes só que teve um ganho ou perda de peso significativa, a sua metabolização será alterada”, concluiu. A ressaca também viria desse fato.

“Músculos ajudam a processar o álcool e a gordura tende a armazená-lo, fazendo a concentração alcoólica no sangue aumentar”, diz o farmacêutico John Mansour, que ficou conhecido por criar uma bebida que consegue contornar a dor de cabeça do dia seguinte. “Isso também significa que quem tem mais gordura no corpo tem maior chance de desidratação”, completou.

Leia também
Graças a essa bebida milagrosa, você nunca mais terá ressaca

O costume também é um ponto a ser levado em consideração, conforme envelhecemos, as baladas de faculdade, com bebidas, diríamos, não tão boas, vão ficando mais esporádicas, e o nosso organismo se acostuma com o ritmo mais desacelerado. Se você der um susto em seu fígado exigindo tudo o que ele não precisou fazer em anos, ele vai te dar o troco e você vai acabar com uma bela de uma a ressaca.

Como resolver essa situação? Te mostramos tudo no vídeo acima!

(Fonte: Exame)

 

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações