Um puma é salvo depois de ter passado 20 anos acorrentado em um circo
Um puma é salvo depois de ter passado 20 anos acorrentado em um circo
Um puma é salvo depois de ter passado 20 anos acorrentado em um circo
Leia mais

Um puma é salvo depois de ter passado 20 anos acorrentado em um circo

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Membros da organização Animal Defenders International (ADI) no Peru recentemente prestaram socorro a um puma que passou 20 anos acorrentado atrás de uma pick-up de um circo itinerante.

Durante 20 anos, Mufasa viveu em cativeiro no circo peruano Koreandi. Atualmente, o puma aproveita sua nova vida no santuário da Floresta Amazônica graças a intervenção da Animal Defenders International (ADI), uma organização que se encarrega da proteção dos animais.

O felino foi encontrado no último mês de abril em uma cidadezinha isolada do norte do Peru, onde o circo itinerante fazia uma parada. Os membros da ADI chegaram lá depois de terem sido informados da utilização de maneira ilegal de animais selvagens durante seus números.

Acorrentado no meio de fios de ferro enferrujados

Mufasa se encontrava em péssimas condições de detenção. O circo o mantinha preso na parte de trás de sua pick-up, em meio a fios de ferro e objetos enferrujados que podiam machucá-lo. Oito horas de negociação foram necessárias antes que os detentores terminassem por soltá-lo e aceitassem entregar o felino à organização.

Assim que a autorização foi obtida, a equipe de socorristas se apressou em retirar as correntes e o arreio que prendia o puma. Pela primeira vez depois de muito tempo, pôde ter o luxo e se esticar. Em seguida, ele foi colocado em uma grande jaula de transporte para ir para o centro veterinário da ADI, perto de Lima.

Uma longa viagem para sua nova casa

No centro veterinário, Mufasa foi cuidado e alimentado durante várias semanas. Ele pôde, assim, ficar forte novamente e se preparar para uma longa viagem de três dias em direção a sua nova casa, na borda da reserva nacional Tambopata, na Floresta Amazônica.

O vídeo que você pode ver aqui retraça essa incrível aventura pelas estradas e rios do Peru. Está previsto que Mufasa passe o resto de sua vida em esse habitat protegido. Tendo conhecido apenas a vida em cativeiro, ele não pode, infelizmente, ser libertado em plena natureza. Contudo, o local foi concebido para simular ao máximo suas condições naturais.


Sem Internet
Verifique suas configurações