Protídeo: efeitos, fontes, deficiência, o que é isso?

Protídeo: efeitos, fontes, deficiência, o que é isso?

 Um protídeo é uma molécula que consiste em um ou mais aminoácidos. Quando se trata de uma cadeia de aminoácidos, estamos falando sobre proteínas. No entanto, elas têm muitas funções dentro da organização. A ingestão insuficiente pode estar associada com vários problemas.

O que é um protídeo?

Um protídeo que contém apenas alguns aminoácidos é um peptídeo. Um protídeo que contém muitos aminoácidos é uma proteína. Os aminoácidos são essenciais para a formação de enzimas, anticorpos e hormônios. Nove deles são chamados de "essenciais", isso é, não podem ser sintetizados pelo corpo humano e, portanto, devem ser trazidos através de uma dieta na forma de proteínas. Esse último garante muitas missões dentro do organismo:

- desenvolvimento e renovação celular,

- formação da membrana celular,

- participação na contração muscular,

- reparação de tecidos danificados,

- produção de neurotransmissores,

- síntese hormonal,- produção de energia...

Quais são as doses diárias recomendadas?

A fim de realizar adequadamente todas as suas missões, o corpo humano precisa de uma ingestão diária de proteínas entre 0,83 e 2,2 g por quilograma (menos de 60 anos), o que representa entre 10 e 27% da ingestão calórica diária total. É importante saber que algumas pessoas, como idosos ou mulheres grávidas, aumentaram as necessidades de proteína.

Quais são os riscos de deficiência de proteína?

É provável que uma deficiência de proteínas tenha repercussões mais ou menos importantes na saúde, dadas as muitas funções pelas quais essas moléculas são responsáveis. Os principais sintomas de uma deficiência proteica incluem aumento da fadiga, perda de peso rápida e significativa, edema, hipersensibilidade a infecções virais e / ou bacterianas...

Quais alimentos contêm proteínas?

Leia também
Essa mãe de duas crianças postou uma foto dela e do seu marido e um detalhe chamou a atenção dos internautas

Para cobrir as necessidades diárias recomendadas, é necessário consumir alimentos que contenham proteínas ricas em aminoácidos essenciais. Essas proteínas podem ser de origem animal. Eles são, além disso, os mais amplamente fornecidos com aminoácidos essenciais. Estamos falando de proteínas de alta qualidade. É encontrado em carne, peixe, leite ou ovos.

Enquanto muitas plantas também contêm proteínas, elas são geralmente bastante limitadas em aminoácidos essenciais. No entanto, é encontrado em leguminosas (lentilhas, ervilhas, feijões...) e em cereais.

Quais são as doenças relacionadas aos protídeos?

Uma deficiência profunda de proteína pode levar a desnutrição grave que, se não for tratada, pode prejudicar o funcionamento dos órgãos.

Existe uma forma de deficiência de proteína-energia que afeta principalmente crianças menores de 3 anos que vivem em países subdesenvolvidos. É Kwashiorkor. Essa doença é caracterizada por um acúmulo de líquido no abdômen (abdome), apatia, anorexia ou até mesmo perda muscular.

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações