Esse jovem de 18 anos construiu uma prótese de Lego para substituir seu braço

Esse jovem de 18 anos construiu uma prótese de Lego para substituir seu braço

David Aguilar, esse jovem de 18 anos, construiu uma prótese de braço com Lego. Com somente 18 anos, esse franco-espanhol chamado David Aguilar construiu para si mesmo uma prótese de braço funcional utilizando uma linha de pesca e ... Lego. Uma verdadeira proeza que lhe rendeu uma bolsa na Universidade Internacional da Catalunha

A história de David Aguilar é digna de um herói da Marvel. Esse franco-espanhol nasceu sem o antebraço direito (em função de uma anomalia chamada agenesia) fabricou sua própria prótese utilizando... Lego.

Essa não foi a primeira tentativa do jovem: ele elaborou seu primeiro modelo com 9 anos de idade. Mas ele não era tão robusto.  Nove anos mais tarde, ele utilizou um Lego e conseguiu, em 5 dias, construir um modelo funcional, articulado graças à uma linha de pesca e cordões de guitarra. 

Este modelo, preparado em seu quarto no principado de Andorra, é constituído de 1.151 peças destinadas, no início, à construção de uma maquete de um helicóptero. Nomeado "MK1", esse protótipo é munido de uma pinça integrada que o permite segurar objetos.

Ele é equipado com uma bateria autônoma, ajudando-o a realizar diferentes gestos do cotidiano. E ele não parou por aí. O jovem começou a construir uma segunda prótese "MK2" com algumas melhorias à partir de peças de uma maquete de avião. "Quando eu era pequeno, eu brincava sempre com meu Lego. Eu construía motos, carros, aviões... Hoje, eu fiz um braço.", explicou em um vídeo no Youtube que, depois da sua publicação em março passado, já tem mais de 5 milhões de visualizações. "No colégio eu era considerado um jovem comum, mas quando eu levei meu braço automático todos me diziam "Isso é incrível, você é muito inteligente. Eles me disseram que estavam muito orgulhosos de serem meus amigos.". 

Leia também
Intimacy 2.0: o vestido high-tech que fica transparente em caso de excitação física

Um futuro promissor

O adolescente, que se chama de "Hand Solo", tem as qualidades de um gênio. Esse fã de Lego suscitou o interesse da Universidade Internacional da Catalunha que ofereceu uma bolsa de estudos para que ele vá estudar em Barcelona no ano que vem. Ele seguirá o curso de bioengenharia com o objetivo de desenvolver novos protótipos impressos em 3D. 

O jovem deseja ajudar outras pessoas em situação de deficiência graças às novas próteses mais aperfeiçoadas. " Eu quero fazer isso porque eu adoraria que outras pessoas sintam o mesmo que eu quando eu me olho no espelho.", disse à LCI, em reportagem feita na casa de David. 

• De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações