Fuga de cinema: usando helicóptero, criminoso escapa de prisão

Fuga de cinema: usando helicóptero, criminoso escapa de prisão

Um criminoso fez algo altamente improvável e digno de filmes de ação: usou um helicóptero para escapar do encarceramento.

Na França, nesta semana, o prisioneiro, agora foragido, Redoine Faïd utilizou um helicóptero para fugir da prisão e da polícia.  Essa não foi a primeira vez que o líder gangster fugiu. A primeira vez foi há 5 anos, de forma também espetacular, numa prisão em Lille.A operação, que se iniciou às 11 h 30 m, durou alguns minutos e não houve feridos ou reféns, segundo afirmações da administração penitenciária. “O comando armado chegou no Tribunal de Honra do centro penitenciário em Réau, enquanto o detento estava no salão”, completou o agente.

Assim que o helicóptero pousou no Tribunal de Honra da prisão, os presos cortaram com serrote uma porta que dava para um corredor onde ficavam os salões. Redouane Faïd estava lá, com um dos seus irmãos. A polícia já foi acionada e “todos os meios estão mobilizados para localizar o fugitivo”, indicou o Ministério do Interior. Dois dos três cúmplices entraram armados com uma kalachnikov, a famosa “AK-47”. Eles pararam as câmeras com bombas de fumaça. No final da operação, apenas Faïd fugiu.O helicóptero utilizado durante a invasão e evasão foi abandonado e encontrado parcialmente incendiado em seu interior, em uma estrada em Gonesse.A promotoria de Paris abriu um inquérito. 

Redoine foi condenado a 25 anos de reclusão por uma tentativa de roubo em Val-de-Marne, que acabou custando a vida da policial municipal, em 2010, Aurélie Fouquet.

Em 2011 voltou à prisão por violar as condições de sua liberdade condicional. Ídolo dos aprendizes de gangster, Redoine Faïd foi apelidado de “O Escritor” pelos policiais. Ele escreveu sua auto-biografia “Assaltante, cidades e crime organizado” em 2012 e apareceu em programas de televisão, garantindo ter parado com o mundo do crime.

Leia também
Com 1,80 metros de quadril, essa garota tem um dos maiores bumbuns do mundo

No dia 13 de abril de 2013 ele fugiu em menos de meia hora da prisão de Lille-Sequedin, no Norte da França, tomando 4 guardas como reféns. Ele ficou em liberdade por algumas semanas antes de ser encontrado no final de maio daquele mesmo ano.  Ele foi sentenciado a pagar mais 10 anos de prisão pela fuga.Em 2017, ele foi condenado duas vezes a cumprir 10 anos por sua fuga da prisão Lille-Sequedin em 2013, e a 18 anos de reclusão por um ataque com furgão blindado em Pas-de-Calais em 2011.

Vida de crime

Faïd nasceu em 1972 e cresceu num subúrbio especialmente conhecido pela violência em Paris, onde formou-se no mundo do crime. Nos anos 1990, dirigiu uma gangue envolvida com roubo à mão armada e extorsão em Paris. Antes de ser pego pela polícia pela primeira vez, Faïd disse que seu estilo de vida era inspirado nos filmes de crime de Holywood, entre eles, “Scarface” de Al Pacino. Em 2001, foi declarado culpado e sentenciado a cumprir 30 anos de prisão por roubo à mão armada.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações