Presbiopia: definição, operação, tratamento, como corrigir?

Presbiopia: definição, operação, tratamento, como corrigir?

A presbiopia é um defeito visual que se caracteriza por uma baixa na visão de perto. A presbiopia manifesta-se a partir dos 45 anos, em média. É o problema de visão mais comum no mundo. 

A presbiopia: o que é?

A presbiopia é um problema de envelhecimento do olho que se manifesta em todos por volta dos 40 anos. Trata-se de uma diminuição natural da capacidade de acomodação do cristalino na leitura. Esta acomodação, que permite ao olho reconhecer as letras, diminui com a idade já que o cristalino envelheça e perca sua elasticidade. O foco não se faz mais da forma correta e a visão fica turva. A presbiopia entra em progressão geralmente até os 55 ou 60 anos e depois estabiliza-se. 

Presbiopia: quais os sintomas?

A presbiopia começa a manifestar-se por uma perda de visão na leitura, geralmente entre 40 e 50 anos. A pessoa não consegue mais ler letras pequenas ( uma notícia de jornal, um menu), principalmente quando não há muita luz. Quando a iluminação é suficiente, a leitura é mais fácil. Uma pessoa pode dar-se conta que sofre de presbiopia quando precisa esticar os braços para ler um jornal já que a visão de perto fica pouco nítida. Dores de cabeça e uma fadiga ocular podem acontecer.   

Leia também
Leoa gravemente ferida é salva por veterinários no Quênia

Presbiopia: quais são as causas?

A idade é o principal fator da presbiopia. A presbiopia é causada, em sua maioria, pelo envelhecimento do cristalino, que fica mais rígido com a idade. A presbiopia pode também, em casos raros, acontecer mais cedo. Uma presbiopia precoce pode acontecer devido a manutenção de certos medicamentos ou algumas doenças como diabete e doenças cardiovasculares. 

Presbiopia: como a corrigir?

A presbiopia é corrigida facilmente com o uso de óculos ou lentes de contato adaptadas à leitura. Se a pessoa sofre de presbiopia e miopia, ela pode optar óculos com lentes bifocais que servem para longe e para perto ( o alto da lente é para a visão de longe e a parte de baixo para perto). A presbiopia pode ser tratada com cirurgia à laser ou implante. 

• Raposo Gabriela
Sem Internet
Verifique suas configurações