O triste segredo de uma praia "paradisíaca" na Itália que atrai milhares de banhistas

O triste segredo de uma praia "paradisíaca" na Itália que atrai milhares de banhistas

Com uma areia mais branca que o natural, uma água azul turquesa e sol brilhando, a gente pensaria nas Bahamas. Aliás, os turistas chegam ali às centenas para aproveitar a paisagem paradisíaca. Contudo, a praia de Rosignano Marritimo ou Rosignano Solvay, no noroeste da Itália, é uma das mais poluídas da Europa.

É um dos lugares em que você tiraria uma foto para deixar seus amigos com inveja nas redes sociais. Sol, biquínis, uma água azul turquesa e areia branca.... Não, você não está em La Barbade, mas em Rosignano Marritimo, mais precisamente nas Spaggie Bianche (literalmente "praias brancas") situadas no sul de Livourne, no noroeste da Itália.

Os banhistas chegam ali aos milhares nos verões, atraídos pela bela paisagem. "Aqui a gente se bronzeia mais rápido do que em outros lugares", contam os banhistas. O lugar é digno de um cartão postal, desde que você não vire e olhe em direção à terra. Pois ali se encontra uma usina química do grupo Solvay, que produz bicarbonato de sódio, mas também ácido clorídrico e água oxigenada. E que, dentro da legalidade, despeja seus rejeitos no mar. Um mar que, à exceção de uma zona de uma centena de metros ao redor do tubo de evacuação, é totalmente aberta para banhos.

Leia também
Veja uma experiência alucinante para fazer na praia

Contudo, os números oficiais são assustadores. Segundo o jornal local Il Tirreno, que buscou os dados de 2011, a Solvay teria despejado no mar 1449 kg de arsênio, 91 kg de cádmio, 1540 kg de cromo, 1868 kg de cobre, 71 kg de mercúrio, 1766 kg de níquel, 3218 kg de chumbo, além de mais 15 toneladas de zinco. Metais pesados responsáveis, separadamento, por numerosos câncers. Ao todo, a usina que começou a funcionar em 1914, despeja no mar mais de 120 toneladas de rejeitos químicos de todo tipo todos os anos.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações