A ponte japonesa de dar medo a qualquer motorista

A ponte japonesa de dar medo a qualquer motorista

Com uma acentuada descida de 6,1%, a Ponte Eshima Ohashi, em Sakaiminato, no Japão, merece o título de ponte mais assustadora do mundo. Os motoristas pensam duas vezes antes de conduzir por ela e, por boas razões, quando visto de frente, a inclinação parece impressionante. Uma obra-prima arquitetônica que se assemelha a um passeio de parque de diversões, não é de se admirar que as pessoas a chamem de "The Roller Coaster Bridge".

A ponte

Eshima Ohashi é uma grande ponte cujo nome "Ohashi" significa "grande ponte" em japonês. A ponte pitoresca parece se estender do chão até o céu e, por essa razão, é uma ponte reconhecida que aparece com frequência nos comerciais de televisão japoneses.

Grandes barcos passam debaixo da ponte, que tem uma altura de 45 metros; o ângulo de inclinação do lado da cidade de Matsue (prefeitura de Shimane) é de 3,5 ° e o ângulo ao lado da cidade de Sakaiminato (prefeitura de Tottori) é de 2,9 °. Se você tirar uma foto, para ver o famoso efeito da ponte "escalando para o céu", é recomendável que você tire a foto ao lado da cidade de Matsue

Curiosidades 

A Ponte Eshima Ohashi também é conhecida como "Betabumizaka". Isso basicamente significa "a costa ao chão". A razão por trás deste nome é que a menos que você empurre com força o acelerador do seu carro, você não será capaz de dirigir na encosta íngreme da ponte. Claro que você também pode subir a ponte enquanto caminha, mas na realidade, se você dirigir, não poderá apreciar as belas vistas no topo da ponte tanto quanto se você estivesse andando. A paisagemnoturna da ponte é muito bonita.

De fato, se você subir, vai perceber que é uma ponte bastante comum, mas a surpresa de vê-lo à distância vale a visita. Devido à popularidade da ponte, ocasionalmente há muitos engarrafamentos. Se você planeja visitá-la, recomendamos que você tenha mais tempo para o caso de o tráfego ser lento. 

Além disso, a ponte Eshima Ohashi é por vezes chamade de "ponte ramen"; este nome não tem nada a ver com a famosa sopa de macarrão japonesa, é na verdade um empréstimo de uma palavra alemã. O idioma japonês empresta a palavra alemã para "estrutura" (Rahmen) para a palavra japonesa "estrutura rígida", que é o tipo da ponte Eshima Ohashi. Assim, a ela é às vezes chamada de "ponte ramen". 

Acesso 

Fica a 10 minutos de carro da estação de JR Sakaiminato, ou também a 10 minutos de carro do Aeroporto Miho-Yonago. Você também pode pegar a Yonago Expressway para "Yonago IC" e de lá a ponte fica a 45 minutos de carro.

• Bruna Moura
Leia mais