Armando, o pombo mais caro do mundo é leiloado por R$ 5 milhões

Armando, o pombo mais caro do mundo é leiloado por R$ 5 milhões

O pombo correio mais rápido do mundo foi vendido em um leilão por mais de 5 milhões de reais.

Armando, o pombo mais rápido do mundo

Quanto vale um pombo correio? Se a ave em questão for Armando, considerado o pombo correio mais rápido do mundo, acabamos de descobrir a resposta: 5,3 milhões de reais. Uma casa de leilões chamada Pigeon Paradise (ou simplesmente PIPA), vendeu Armando por essa quantia durante um leilão. Segundo a empresa, ele é simplesmente "o melhor pombo belga de longa distância de todos os tempos".

Armando foi até mesmo comparado ao campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, piloto 5 vezes campeão mundial do torneio de corridas de alta velocidade.

O recorde até o momento pertencia a um outro pombo correio, só que com uma quantia bem menor: o recordista passado foi leiloado por 376 mil euros (mais ou menos 1,6 milhões de reais). Porém, para a surpresa de todos, o recorde foi batido logo no primeiro dia de evento. Armando atingiu em poucos minutos a marca de 1,25 milhões de euros (cerca de 5,3 milhões de reais).

Leia também
Martim-pescador-de-bigode: um pássaro raro fotografado pela primeira vez no Pacífico

Uma surpresa até mesmo para os donos

O CEO da Pigeon Paradise, Nikolaas Gyselbrecht, declarou que nem ele mesmo achava que o pombo seria avaliado em tamanha quantia de dinheiro. "Foi irreal, o sentimento - foi algo de outro mundo", disse ele em entrevista ao canal de notícias da BBC. Ele conta como foi a surpresa de todos os presentes da casa quando Armando superou a marca de 1 milhão de euros, e disse também que as expectativas não passavam ao máximo de 600 mil euros: "Nos nossos sonhos mais loucos, nunca imaginamos um valor como esse. Esperávamos algo em torno de 400 mil a 500 mil euros, e sonhávamos com 600 mil euros só".

Ainda sobre o ocorrido, Nikolaas descreve que dois compradores chineses entraram em uma disputa ferrenha de lances para adquirir Armando, e que cada vez mais os lances ficavam maiores e maiores. Segundo ele, em menos de uma hora, os lances pularam dos 532 mil euros para 1,25 milhões. Ele também explica, para termos uma ideia da comparação e proporção do valor, um pombo correio "normal" vale cerca de 2,5 mil euros (mais ou menos 10.750 reais).

Competição de pombos-correio

Armando, no entanto, não é um pombo correio normal. Ele é um dos maiores vencedores na competição de corridas de pombos correio da história. Ele foi o vencedor das 3 corridas por ele disputadas no Campeonato de Pombos Ace 2018, e também nas Olimpíadas de Pombos 2019 e no Angoulême, os principais campeonatos de corridas de pombos. Ou seja, Armando teve 100% de aproveitamento em todas as competições que participou.

Aposentadoria

Apesar de seu tremendo sucesso e corridas ganhas ao longo de sua vida, Armando já está quase completando 5 anos e optou pela aposentadoria. Porém, o CEO da PIPA Nikolaas Gyselbrecht afirma que os pombos correio são capazes de se reproduzir até os 10 anos de idade e vivem em média por 20 anos. Por esse motivo, fica clara a intenção dos compradores da ave de colocarem Armando para procriar e, dessa forma, formarem uma verdadeira ninhada de vencedores.

 

Fonte: BBC Brasil

Imagem: Pexels

• Andressa Zabeu
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações