Essa propaganda contra a exploração de óleo de palma censurada no Reino Unido bate record no YouTube
Essa propaganda contra a exploração de óleo de palma censurada no Reino Unido bate record no YouTube
Leia mais

Essa propaganda contra a exploração de óleo de palma censurada no Reino Unido bate record no YouTube

Uma propaganda realizada por uma rede de super-mercados britânica foi impedida de ser levada à televisão, foi julgada ser "política demais". Postada no YouTube, o vídeo bombou entre os internautas.

Ela certamente nunca será levada ao ar na televisão, mas já soma 3 milhões de views no YouTube. Essa propaganda, realizada para os feriados do final do ano pela rede de supermercados britânica Iceland em colaboração com o Greenpeace, denuncia os danos causados pela exploração de óleo de palma sobre o meio-ambiente. Impedida de ir ao ar no Reino Unido, ela teve seu sucesso apenas por meio do compartilhamento massivo nas redes sociais.

A curta-metragem conta a convivência difícil de uma menininha com um orangotango. Esse último bagunça com tudo no quarto da menina, que termina pedindo para que ele saia. É aí que ela percebe que o animalzinho se refugiou em sua casa porque sua própria casa foi destruída pelos humanos e pelo desmatamento, ameaçando toda a sua espécie de extinção.

"Político demais"

Dedicada aos "25 orangotangos que morrem por dia" por causa da atividade humana, esse vídeo publicitário foi, entretanto, censurado pela Clearcast, o órgão britânico responsável pela aprovação das propagandas, que julga "política demais" e "sem conformidade com as regras do código da BCAP (comissão de práticas publicitárias da radiodifusão, Ndlr)".

Em resposta, a rede Iceland decidiu postar o vídeo em sua conta no YouTube, onde ela já está somando mais de um milhão de visualizações em menos de 24 horas depois da sua publicação. Uma petição até foi criada para que a Clearcast voltasse atrás em sua decisão e autorizasse sua difusão. ela já foi assinada por mais de 300 000 internautas...

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações