Ofiofobia: tratamento, sintomas, o que é isso?

Ofiofobia: tratamento, sintomas, o que é isso?

A ofiofobia é definida como pânico e medo irreprimível das cobras. Seus sintomas podem ser problemáticos na vida cotidiana, especialmente em casos de ofiofobia grave.

O que é a ofiofobia?

A ofiofobia é caracterizada por um medo intenso e irracional de cobras: mesmo as serpentes inofensivas. A ofiofobia é uma das fobias mais comuns: é mais especificamente classificada como zoofobia (medo de um animal).

Às vezes, ocorre apenas quando o sujeito está perto de uma cobra, mas, para formas mais severas, a ansiedade também pode ser desencadeada ao ver uma imagem do animal ou sua mera citação em uma conversa. Nota: em alguns casos, a fobia também pode se espalhar para outros répteis, ou mesmo para todas as criaturas rastejantes (por exemplo, lesmas).

Sintomas de ofiofobia

Uma pessoa ofiofóbica evita, a todo o custo, áreas onde possa ter uma cobra (viveiro espacial de um zoológico, floresta...). Também, muitas vezes, evita os documentários, filmes e livros que podem citar o animal de uma forma ou de outra. Ela também pode verificar diariamente que nenhuma cobra se escondeu em seus sapatos ou sob seus móveis...

Ao ver uma cobra, ela sofre de uma ansiedade intensa e incontrolável, muitas vezes acompanhada de manifestações físicas: sensação de paralisia, palpitações, sensação de sufocamento, suor, palidez, tremor, vertigem... O sujeito pode também fugir ou desmaiar em alguns casos. Outro sintoma possível é a presença recorrente de cobras em seus pesadelos.

Causas da ofiofobia

Existem várias causas possíveis para a ofiofobia. Às vezes, ela está ligada a um evento traumático da infância (mordida de cobra), mas também pode ser fonte do medo da castração: na psicanálise, a cobra pode representar um pênis descolado do corpo... No entanto, de acordo com a comunidade científica, o medo das cobras é principalmente um instinto de sobrevivência.

Os seres humanos teriam naturalmente desenvolvido sua desconfiança de cobras durante a evolução, para se proteger contra o veneno de espécies potencialmente ameaçadoras da vida: isso explicaria por que a ofiofobia é tão difundida em todo o mundo... Posteriormente, esse medo teria sido amplificado pela associação da serpente com o mal em Gênesis. Sem mencionar seu uso recorrente em muitos filmes de terror...

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Tratamento daofiofobia

A psicanálise e / ou terapia comportamental e cognitiva (TCC) são frequentemente eficazes contra a ofiofobia: a primeira busca a causa exata do problema, enquanto a segunda consiste principalmente em expor gradualmente o sujeito à fonte de sua ansiedade, de modo que ele consiga controlá-lo. Antidepressivos ou ansiolíticos são às vezes prescritos em paralelo, para aliviar sintomas importantes.

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações