Nosofobia: sintomas, causas e tratamento. O que é?

Nosofobia: sintomas, causas e tratamento. O que é?

A nosofobia é o medo irracional de contrair uma doença. Esta fobia, também referida como a doença do estudante de medicina, não deve ser confundida com a hipocondria.

que é nosofobia?

Dos termos gregos "nosos" para "doença" e "fobos" para "fobia", o termo "nosofobia" é definido como um um medo intenso de adoecer. Geralmente a pessoa nosofóbica teme uma contaminação bacteriana, microbiana ou qualquer outro agente patogênico que possa ser transmitido.

Esta fobia não deve ser confundida com hipocondria. De fato, um indivíduo hipocondríaco interpreta o menor sinal como sendo a prova de que ele tem uma patologia. O nosofóbico sabe que está em boa saúde e teme, acima de tudo, não conservá-la.

Quais são os sintomas da nosofobia?

A pessoa nosofóbica evitará locais que considere propícios à contaminação: transporte público, hospitais, lojas, banheiros públicos... O medo do envenenamento e da morte (tanatofobia) geralmente está associado à nosofobia.

Dependendo da gravidade, essa fobia pode alterar a vida pessoal e profissional de um indivíduo. Para evitar confrontar-se com uma situação que provoca ansiedade, ele implementará estratégias de proteção que, aos poucos, levarão ao seu isolamento. A pessoa fóbica teme sentir emoções agonizantes e os sintomas que podem acompanhá-las: palpitações, dificuldade para respirar, sudorese excessiva, tremores...

Quais são as causas da nosofobia?

Nem sempre é fácil para uma pessoa fóbica descobrir e entender as causas de seu transtorno de ansiedade. Em muitos casos, a nosofobia é resultado de uma situação traumática vivenciada durante a infância. Mas há também esse tipo de medo entre os estudantes de medicina que vivem em um ambiente profissional propício à contaminação. Alguns psicoterapeutas pensam que esse tipo de fobia se desenvolve em indivíduos que têm um relacionamento conflituoso com seu próprio corpo ou com o corpo alheio.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Quais são os tratamentos para a nosofobia?

Quando a nosofobia leva a pessoa a desenvolver comportamentos obsessivos de limpeza ou desinfecção, é necessário consultar um psicoterapeuta urgentemente. Nesse caso, a terapia cognitivo-comportamental é eficaz.

Esta abordagem terapêutica permite ao paciente dominar certas técnicas que lhe ajudam a controlar sua ansiedade e seu medo. Também é possível utilizar outras formas de terapia, como psicanálise ou hipnose.

• Pedro Souza
Sem Internet
Verifique suas configurações