Nomofobia: tratamento, sintomas, o que é isso?
Nomofobia: tratamento, sintomas, o que é isso?

Nomofobia: tratamento, sintomas, o que é isso?

A nomofobia é um distúrbio de ansiedade que apareceu há relativamente pouco tempo: é caracterizado por um medo exagerado de ser privado de um telefone celular. A ponto de poder provocar, em certos casos, crises reais de pânico...

O que é nomofobia?

A nomofobia (contração de "no mobile phobia") é uma combinação de fobia e dependência "clássica".

De fato, a pessoa nomofóbica sofre de uma dependência real de seu celular, a ponto de ter desenvolvido a fobia de ser privada dele: ela entra em pânico com a ideia de perdê-lo, de quebrá-lo, com muito medo de ser roubado... A fobia também pode ocorrer quando a bateria de seu telefone está descarregada, está em uma zona sem rede ou quando um de seus aplicativos favoritos não funciona.

A nomofobia pode ser uma fonte de sofrimento psicológico para a pessoa afetada, bem como para aqueles que a rodeiam. Pode até representar um perigo físico, quando o nomofóbico não resiste ao desejo de enviar um SMS, enquanto ele está dirigindo, por exemplo.

Os sintomas da nomofobia

Em caso de nomofobia, há sintomas de dependência do laptop: o sujeito consulta com muita frequência o seu telefone, independentemente do local onde se encontra, o guarda em local aberto e de fácil acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, sofre de uma falta real quando ele não tem acesso ao seu telefone... Ele também pode preferir se comunicar por telefone ao invés de conhecer pessoas. Junto com esses sintomas são adicionados aqueles, mais característicos, das outras fobias.

A pessoa nomofóbica pode definir estratégias de prevenção para nunca ser privada de um telefone celular: ela sempre tem seu carregador, evita os lugares sem rede ou o que não lhe permite explorar todo o poder de seu smartphone (por exemplo, a presença de uma rede wi-fi é um dos seus principais critérios para a escolha de um lugar de férias), tem um telefone de reserva...

Também pode ser vítima de ansiedade se for privada de seu telefone, com tremores, taquicardia, sudorese, sensação de sufocamento, etc.

As causas da nomofobia

A nomofobia está em expansão desde o surgimento dos smartphones, permitindo ficar permanentemente conectado ao mundo através da internet e das redes sociais. Para os nomofóbicos, a ansiedade de ser privado de seu smartphone simboliza, antes, o medo de ser isolado do mundo. O tédio também pode ser uma possível causa do vício em celulares e da nomofobia (o sujeito toca mais e mais em seu celular para passar o tempo).

O tratamento da nomofobia

Em caso de ligeira nomofobia, é possível se tratar por si mesmo, desligando cada dia seu celular um pouco mais, forçando-se a sair e deixando o aparelho em casa... No entanto, uma nomofobia mais severa pode exigir tratamento psicológico, como terapia cognitivo-comportamental.

Escrito por Danielle Pereira

Sem Internet
Verifique suas configurações