Este homem testa os riscos de receber nitrogênio líquido no próprio rosto

Este homem testa os riscos de receber nitrogênio líquido no próprio rosto

Para saber se realmente correria o risco de ficar cego com nitrogênio em sua cabeça, o youtuber Grant Thompson tentou experimentar. O resultado é surpreendente; julgue você mesmo.

Vamos saber um pouco mais sobre o que consiste o nitrogênio líquido e podemos conhecer as conseqüências dessa ação.

Nitrogênio líquido

O nitrogênio é um gás incolor, inodoro e inerte que é usado para fazer explosivos, como refrigerante e para preservar certos alimentos.Especificamente quando nos referimos ao nitrogênio líquido, falamos desse gás no estado líquido. 

Temperatura do nitrogênio líquido

A temperatura do nitrogênio líquido é igual ou menor que a temperatura de ebulição, isto é -195,8 graus centígrados.Como resultado, é capaz de congelar sólidos e torná-los tão frágeis quanto o vidro. Embora também possa evaporar, formando incríveis nuvens de gás. 

Densidade e massa de nitrogênio líquido

A densidade de nitrogênio é de 1.2506 kg/m3 em temperaturas normais. No entanto, se estiver em estado líquido, é 0,8086 kg/l.

A massa de nitrogênio líquido é 14.0067 u, sendo que a massa atômica de um elemento é determinada pela massa total de nêutrons e prótons, que são encontrados em um único átomo.

Propriedades do nitrogênio

O nitrogênio é um dos elementos não metálicos que o torna um mau condutor de calor e eletricidade. E ser tão frágil não pode ser achatado ou esticado.

Também é importante saber que sua forma natural está em estado gasoso. 

Usos do nitrogênio

Aqui estão alguns exemplos de como este elemento pode ser usado:

-Conservar alimentos embalados, impedindo a oxidação.

-Proteger a parte acima dos explosivos para evitar uma explosão descontrolada.

-Fazer aço inoxidável.

-Preencher aviões e pneus de carros.

-Mantenha o sangue e outras amostras biológicas.

Outro uso que encontramos é o de queima de verrugas com nitrogênio líquido. Esse processo é chamado crioterapia, que consiste em queimar a lesão da pele de maneira controlada por meio de nitrogênio líquido. É um procedimento rápido e eficaz com poucas contra-indicações. 

Perigos do manuseio do nitrogênio

O nitrogênio é um elemento que acarreta muitos riscos de seu uso, então você deve ter cuidado ao usá-lo. Ao entrar em contato com o nitrogênio, pode-se expor a alguns riscos, como:

-Queimaduras de frio ou congelamento. Isso se deve ao fato de estar próximo ao nitrogênio, já que está em uma temperatura muito alta quando está fervendo.

-Queimaduras por projeção. Eles são causados por respingos na pele que causam grande dor, inchaço e podem levar a infecções.

Além disso, podem ocorrer salpicos nos olhos, resultando no congelamento da membrana ocular. Portanto, é aconselhável usar óculos de segurança.

- Asfixia quando se move pelo ar em grandes quantidades, causando lesões pulmonares.

Você quer descobrir o que acontece quando o nitrogênio líquido é jogado no rosto? Então não perca o vídeo e fique surpreso. 

• Marcos Silva
Leia mais