Um concorrente de peso está preocupando a Netflix

Um concorrente de peso está preocupando a Netflix

Nem mesmo as gigantes Hulu e HBO são páreas para o fenômeno do mundo dos games.

Duelo de titãs

Recentemente, a Netflix revelou um relatório no qual constavam os impressionantes números que a gigante do entretenimento e serviço de streaming atingiu durante todo o ano de 2018. Porém, apesar de ser a empresa de mais sucesso no setor, a própria Netflix admitiu que a concorrência está acirradíssima. Engana-se quem pensa que as outras gigantes do mercado como a HBO, Hulu...ou até mesmo o Youtube, são a sua maior concorrência: quem anda dando mais trabalho para a Netflix é ninguém menos que Fortnite.

O jogo, cujos responsáveis já foram processados por plagiar dancinhas famosas, se tornou um verdadeiro fenômeno no mundo dos games. Lançado no ano passado, em pouco tempo já fez a cabeça de milhões de internautas e gamers de todo o planeta, chegando até mesmo a bater de frente com a implacável Netflix. A própria produtora e distribuidora de filmes e séries admitiu que "Competimos (e perdemos) diretamente mais para fortnite do que a HBO". Para chegar a esses números, os responsáveis pela pesquisa utilizaram a métrica denominada "tempo de tela do consumidor", que mede quanto tempo o usuário passa conectado em um determinado software ou aplicativo.

Desde o lançamento do serviço de streaming, já foram contabilizados cerca de 139 milhões de clientes registrados; já o game Fortnite, baseado no número de contas registradas até novembro de 2018, acumulava mais de 200 milhões de jogadores. Ao que tudo indica, esse número já pode ter crescido devido aos feriados e férias de fim de ano.

Uma comparação válida?

É claro que a fala da Netflix já foi logo parar nas redes e virou assunto mundial, e com isso, alguns pontos foram levantados, principalmente sobre a diferença dos públicos-alvos investigados pela pesquisa. Apesar de gerar um certo clima de polêmica, a empresa de streaming também se posicionou e veio a público para prestar alguns esclarecimentos. Em uma nota, os assessores afirmaram: “Existem milhares de competidores neste mercado altamente fragmentado que competem por entreter os consumidores… O nosso crescimento é baseado em quão boa é a nossa experiência em comparação a todas as outras experiências de tempo de tela as quais os consumidores possam escolher". A resposta da empresa faz sentido: com o fenômeno desenvolvido pela Epic Games, não é de se surpreender que os usuários ficam mais tempo no game do que assistindo alguma coisa. Outro ponto observado pela Netflix é o agendamento de uma grande estreia, já que ninguém gostaria que um grande lançamento seja ofuscado por um novo filme dos Vingadores ou um jogo como Red Dead Redemption 2 por exemplo.

Leia também
Com 1,80 metros de quadril, essa garota tem um dos maiores bumbuns do mundo

O sucesso incontestável de Fortnite 

Pouco tempo após o lançamento do game, a Epic Games já viu o seu produto se tornar um dos maiores lançamentos do mundo do entretenimento. A empresa já levou para casa mais de 2,4 bilhões de dólares; isso só de lucro, fazendo com que o jogo se tornasse o game com maior faturamento por ano da história da indústria. Apesar de ter sido lançado após o também famoso PlayerUnknown's Battlegrounds (ou simplesmente PUBG), foi após o lançamento de Fortnite que o gênero de "battle royale" ganhou maior visibilidade. 

(Fonte: Meiobit.com) 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações