Uma parede de gelo se formou no México após uma chuva de granizo extremamente forte

Uma parede de gelo se formou no México após uma chuva de granizo extremamente forte

As imagens são surreais: no domingo, 30 de junho, uma tempestade atingiu várias cidades do México, formando uma camada de gelo com quase dois metros de altura.

Poderia parecer uma cena de cinema, mas foi uma verdadeira chuva de granizo que caiu sobre as cidades de Guadalajara e Tlaquepaque, no norte do México. Formou uma camada de gelo com mais de 2 metros de espessura.

Não é tão raro ter chuvas de granizo nesta época do ano, mas foi a intensidade da situação que surpreendeu os moradores. Esta chuva forte danificou casas, lojas e veículos. Felizmente, o granizo não feriu ninguém, apenas algumas pessoas foram encontradas com um pouco de hipotermia. O granizo surpreendeu o governador do Estado de Jalisco, Enrique Alfaro: "Cenas que eu nunca tinha visto antes, pelo menos em Guadalajara. Este granizo parece uma tempestade de neve. (...) Parece que nevou. É incrível."

Por que choveu tanto granizo?

Este fenômeno meteorológico é explicado por uma instabilidade na atmosfera. A temperatura do solo subiu muito (31 graus Celsius) e uma alta umidade se acumulou no céu. O meteorologista Hector Magaña explicou: "Foi necessária uma nuvem de tempestade muito violenta" para causar tal chuva de granizo.

Leia também
Quando tubarões atacam o submarino de uma equipe da BBC

Muitas crianças aproveitaram a oportunidade para brincar nas ruas de Guadalajara e Tlaquepaque, aproveitando este clima excepcional. Do outro lado do Atlântico, a Europa acaba de atravessar um período com uma onda de calor bem forte, chegando a picos de 42°C na França.

Para descobrir as imagens surpreendentes desta chuva de granizo, assista o vídeo neste artigo!

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações