#10YearChallenge: em 10 anos, o planeta passou por muitas mudanças
#10YearChallenge: em 10 anos, o planeta passou por muitas mudanças
#10YearChallenge: em 10 anos, o planeta passou por muitas mudanças
Leia mais

#10YearChallenge: em 10 anos, o planeta passou por muitas mudanças

De todas as fotos que foram postadas nas redes sociais durante a mania #10YearChallenge, as que mostram as evoluções que a Terra passou ao longo da década são indubitavelmente as mais importantes.

Recentemente, o #10YearChallenge invadiu as redes sociais. O princípio é simples: publicar uma foto sua há dez anos e uma atual. Enquanto algumas pessoas mostram poucas mudanças em uma década, a Terra, diferentemente, mostra marcas profundas da interferência humana, bem como muitas imagens podem provar.

Drama em imagens

O Greenpeace apareceu entre as primeiras organizações a usar o desafio para demonstrar o impacto das nossas ações na Terra ao longo dos dez último anos. O Greenpeace Brasil especialmente publicou duas fotografias da floresta amazônica para ilustrar a progressão do desmatamento entre 2009 e 2019, comentando: "O que a natureza levou centenas de milhares de anos para construir, o ser humano destruiu em menos de 10 anos".

Dois outros cliques da Grande Barreira de corais foram postados no Instagram revelam os danos catastróficos do embranquecimento de corais provocado pelo aquecimento global, a poluição e a acidificação dos oceanos. Em 2016, os especialistas estimam que 93% da Grande Barreira foi vítima dessas mudanças, e até 2040, os pesquisadores antecipam uma extinção massia dos corais ao redor do mundo.

Depois da fala, a ação

Muitos outros exemplos foram publicados ao longo dessas duas últimas semanas a fim de ilustrar a amplitude das mudanças as quais o planeta atravessou nesses últimos anos: derretimento polar, poluição plástica, e até perda de biodiversidade. À medida que a pesquisa avança e que os efeitos da atividade humana se tornam cada vez mais difíceis de passarem despercebidos, o debate vem à tona, a comunicação progride, e os públicos ficam melhor informados.

Depois de falar, é importante agir. Enquanto as portas se fecham num ritmo alarmante, ainda pouquíssimas medidas são tomadas para frear a mudança climática e a destruição dos ecossistemas. Aqui está um desafio que vale a pena ser levado em consideração: agir em conjunto para ficarmos orgulhosos das fotos que nós publicaremos daqui a 10 anos.

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações