Como treinar de acordo com sua morfologia
Como treinar de acordo com sua morfologia
Leia mais

Como treinar de acordo com sua morfologia

Na musculação, cada um parte de um nível diferente com vontades diferentes. O mesmo vale para a morfologia. Se todo mundo tem um corpo único próprio de si, algumas morfologias se aproximam e é importante saber treinar em função da natureza do seu corpo.

Mesmo que todo mundo seja diferente, cientistas constataram a existência de três grandes tipos de morfologia: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo.

Ectomorfos

As pessoas ectomorfas são geralmente bem magras, com musculatura pouco desenvolvida. Pouco importa a alimentação, seus corpos se mantêm magros, ele têm muita dificuldade de ganhar massa muscular.

Para esse tipo de morfologia, é preciso trabalhar em longas séries (por volta de 15 reps) e fazer repousos longos o suficiente entre as séries (3-5 min). Essa técnica é específica deles, devido ao grande número de fibras musculares de contração lenta. Para ganhar massa, os ectomorfos têm que evitar cardio e sobretudo estar sempre vigilante sobre a alimentação.

Mesomorfos

A natureza às vezes acerta, pelo menos para alguns. É o caso dos mesomorfos. Considerados perfeitos para o esporte, uma pessoa dessa morfologia é naturalmente musculosa.Não precisa passar por mil caminhos para obter massa, dois a três treinos por semana já bastam largamente. Um pouco de cardio pode às vezes ser útil e trabalhar cada parte isoladamente é aconselhado para construir um corpo ainda mais musculoso e torná-los ainda mais visíveis.

Endomorfos

Geralmente pequenos e com bastante corpo, os endomorfos ganham peso facilmente. E por peso, leia-se aqui gordura, e não massa. Seus metabolismos lentos tornam difícil a perda de massa gordurosa.

Os circuitos de treino e as sessões de alta intensidade são aconselhados para esse tipo de morfologia. Um treino de HIIT, por exemplo, é perfeito para queimar gorduras e ganhar massa muscular. É também muito importante prestar atenção para ter uma boa nutrição, evitando alimentos gordurosos.

O importante não é fazer parte de uma categoria ou de outra. Se você tem um programa e motivação infalíveis, os resultados terminarão vindo.

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações