Como aumentar a potência muscular?

Como aumentar a potência muscular?

Existe uma diferença entre potência e força muscular. O que fazer para aumentá-las?

A diferença entre potência e força muscular

Que todos sabemos que praticar exercícios físicos nos ajuda a manter a saúde em dia é verdade. Porém, o que muitos não sabem, é que não basta apenas realizar exercícios cardiovasculares: é preciso também incluir alguns exercícios moderados que deixam os músculos fortalecidos.

Sabendo disso, o próximo passo que devemos levar em consideração são as diferenças entre potência muscular e força muscular, coisa que muita gente nem sabia que essas diferenças existiam. Força muscular é explicada como o esforço bruto; já a potência engloba movimentos que combinam exercícios musculares em conjunto com a velocidade e coordenação. Um exemplo clássico: para levantarmos um peso apenas uma vez necessitamos de força muscular; para levantar o mesmo peso em uma velocidade alta é necessário uma maior potência.

Uma recente pesquisa envolvendo 4 mil pessoas, entre elas homens e mulheres, concluiu que apresentaram uma maior potência muscular vivem mais. Por isso, a dica do momento é agora investir em sua potência muscular durante suas sessões na academia.

Como aumentar a potência muscular

O professor Claudio Gil Araújo, um dos cabeças do estudo sobre a longevidade e potência muscular, deu algumas dicas ao site de notícias da BBC sobre como podemos deixar nossos músculos ainda mais potentes. São elas:

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- Escolha pesos que não sejam nem tão leves a ponto de o exercício ficar fácil demais nem tão pesados que o tornem impossível;

- Faça de uma a três séries de levantamentos com 6 a 8 repetições;

- Levante o peso o mais rápido que consiga e o retorne à posição original lentamente. Descanse entre cada série;

- Exercite tanto a parte superior quanto a inferior do corpo. Alterne os exercícios entre uma parte e outra;

- Se o exercício ficar muito difícil, reduza o peso ou as repetições para evitar lesões. Sentir muita dor é um sinal de alerta;

- Sempre se consulte com um especialista ou um médico antes de iniciar qualquer exercício."

Exercícios em idade avançada

Segundo Araújo, para se obter uma maior longevidade, uma das coisas que devemos ficar atentos é a nossa potência muscular, ao invés de apenas a força. Segundo ele, "Em uma idade avançada, levantar-se de uma cadeira e chutar uma bola depende mais da potência muscular que da força muscular. No entanto, a maioria dos exercícios com pesos se concentra neste segundo aspecto", afirmou em uma publicação na Medical News Today. Em uma pesquisa realizada entre homens e mulheres de 41 a 85 anos, as que apresentaram uma maior potência muscular corriam até cinco vezes menos risco de morte do que as pessoas com pouca potência. Por isso, os exercícios que ficarão e já estão em alta entre os senhores e senhoras das academias pelo mundo são os cardiovasculares e os que fortalecem a potência muscular. É sempre bom lembrar que todo e qualquer exercício feito na academia deve ser elaborado por um profissional, principalmente entre as pessoas mais idosas, já que devemos prezar sempre pela integridade física e limites de cada um.

 

Fonte: BBC Brasil  Imagem: Getty

Andressa Zabeu
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