As proteínas e o treino, como não cometer erros

As proteínas e o treino, como não cometer erros

As proteínas são certamente o nutriente mais conhecido em musculação. No entanto, poucos conhecem realmente o seu papel e seu modo de funcionamento.

Para alguns, as proteínas possibilitam perder peso. Então, vamos falar sobre o regime super-proteinado. Para os outros e para adeptos da academia, as proteínas ajudam a construir músculos, sob a condição de que a dosagem seja correta e que o corpo esteja num estado favorável a essa condição.

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva recentemente se lançou na relação entre as proteínas e as sessões de treino. De forma concisa ela estabelece várias recomendações. Conheça as principais dentre elas.

1 - Para construir músculos ou simplesmente estabilizar sua massa muscular, a ingestão cotidiana de 1,4 ou 2 g/kg de proteínas por exemplo corresponde a 100/140 g de proteínas.

2 - Se você estiver prestes a perder o dia de treino durante o seu dia, sua dose de proteína deve ser disposta a cada 3 ou 4 horas. No entanto, em caso de treino, os aportes recomendados são imediatamente antes e/ou durante e/ou imediatamente depois do treino.

3 - para maximizar a síntese muscular durante a recuperação, é recomendado consumir proteínas de alta qualidade como por exemplo bebidas lácteas.

4 - O aporte em proteínas deveria inicialmente se compor de leucina. A leucina é, na verdade, o ácido aminado mais essencial para a reparação muscular.

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5 - Para os atletas que privilegiam a resistência, um aporte que mescle proteínas e carboidratos deve interessar mais. Essa combinação facilita a reparação dos danos musculares.

6 - Consumir caseína antes de se deitar (ex: queijo branco) é uma excelente forma de estimular o gasto de energia e a síntese proteica.

De agora em diante, consumir proteínas para fazer sua massa muscular crescer não terá mais segredo para você.

De Freitas Agostinho
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