Miopia: definição, sintomas, correção, causas, do que se trata?
Miopia: definição, sintomas, correção, causas, do que se trata?

Miopia: definição, sintomas, correção, causas, do que se trata?

A miopia é uma falha na visão que se caracteriza pelo fato de ver borrado quando os objetos estão longe. 

Definição: o que é a miopia? 

A miopia manifesta-se por uma visão borrada de longe e uma visão nítida.  A miopia não exige óculos para ler, mas eles são necessários na vida todos os dias em diversas situações como conduzir um veículo. Quanto mais forte é a miopia, mais a pessoa terá que aproximar o livro para ver claramente. 

A miopia acontece devido a um olho muito longo. A visão é um pouco como uma câmera de vídeo. As imagens devem estar entre a córnea e o cristalino, na retina, para que ela seja transmitida corretamente ao cérebro. Para um míope, quando um objeto está mais longe, o foco da imagem se forma antes da retina. A miopia não é considerada como uma doença, mas como um problema de visão. 

Miopia: quais são os sintomas e como ela evolui?

Os primeiros sinais da miopia são fáceis de distinguir, ao menos entre os adultos. No volante, a pessoa terá dificuldades de distinguir placas de circulação ou pessoas que cruzam a rua. Um dos sinais mais frequentes é apertar os olhos para ver corretamente de longe. Nas crianças, a miopia pode manifestar-se quando a criança aproxima o livro para ler ou aproxima-se da TV para conseguir assistir. Normalmente os professores se dão conta antes dos pais. 

A miopia começa a se manifestar por volta dos 6 anos e evolui até os 25 para estabilizar. Uma miopia que começa em um indivíduo muito jovem será mais forte que a que começa mais tarde. A miopia pode, igualmente, aparecer mais tarde ainda, por volta dos 20 anos. E há, ainda, miopias que evoluem até os 60 anos. 

 

Miopia: quais são as causas?

A miopia é, na maior parte dos casos, de origem genética. Uma criança tem mais risco de ter miopia se um dos pais possuem. Encontramos frequentemente muitos míopes em uma mesma família. Muitos genes foram identificados pelos pesquisadores, mas a transmissão da miopia não é conhecida. os fatores ambientais parecem ser responsáveis por um aumento nos casos de miopia.

As atividades no exterior, na luz natural, fazem cair as chances de ter miopia caíram em comparação àquelas que passam muito tempo em frente à TV, videogames ou computadores. Muitos estudos recentes afirmaram que quanto mais expostas à luz natural, menor chance de ter miopia. Os estudos mostram que a miopia aumenta nos países mais industrializados e com o nível sócio-econômico e a duração dos estudos. A leitura e o trabalho de precisão exigem muito da visão e contribuem para a miopia. 

Miopia: como corrigir?

A miopia se corrige com óculos ou lentes de contato. O objetivo é de recuar o ponto de nitidez na rotina e restabelecer uma boa visão de longe. A miopia pode também ser corrigida por uma operação cirúrgica, um método que é feito com muita frequência. Esta correção cirúrgica da miopia pode ser de subtração ou adição. A forma subtrativa, por laser, consiste em modificar a curvatura da córnea enquanto o método aditivo coloca um implante no interior do olho. 

Escrito por Raposo Gabriela

Sem Internet
Verifique suas configurações