Imagens chocantes de um rio de lixo na Romênia (Vídeo)

Imagens chocantes de um rio de lixo na Romênia (Vídeo)

Na Romênia, internautas capturaram imagens chocantes de um rio transbordando de lixo. Uma sequência que levanta um questionamento enquanto se comemora o "Dia da superação" na Europa.

São verdadeiras ondas de lixo que foram flagradas nesse rio na Romênia. Internautas filmaram as imagens chocantes, que você pode conferir no vídeo, que coloca indubitavelmente à vista o impacto humano no planeta, e que ressoa ainda mais forte nessa sexta-feira, dia 10 de maio, data na qual a União Europeia entra em dívida ecológica.

"Enquanto a população da União europeia representa somente 7% da população mundial, os europeus utilizam sozinhos 20% da biocapacidade da Terra", destaca a organização WWF.

Reciclagem, um enorme problema na Romênia

Certamente, a diversidade é uma das principais características da União Europeia, e as desigualdades entre os países da União existem e são numerosas em diversos pontos, sem falar do meio-ambiente. Mas em termos globais, a UE poderia fazer muito mais do que atualmente quanto a isso.

Leia também
Quais são os 10 lugares mais poluídos do mundo?

Na Romênia, o tratamento do lixo não parece ser prioridade. Em 2013, apenas 5% do lixo foi reciclado, longe das medidas europeias, que estão em 28%. A quase-totalidade dos lixos romenos terminam em aterros, que nem sempre são legais.

Um verdadeiro desastre, marcado por números arrasadores: 10 toneladasde plástico são produzidas no mundo por segundo e apenas 9% é reciclado. Entretanto, o material leva vários séculos para se decompor.

• De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações