A China toma medida inédita para lutar contra a poluição do ar

A China toma medida inédita para lutar contra a poluição do ar

A qualidade do ar é um assunto popular na China. Para lutar contra a poluição, o país acaba de construir o maior purificador de ar do mundo... e ele já está funcionando.

As ideias mais estranhas não são necessariamente as mais estúpidas... É o que se vê com a criação pela China do maior purificador de ar do mundo. Instalado no centro da cidade de Xi'an, na província de Shaanxi no norte do país, a torre de 100 metros de altura foi construída efetivamente com um objetivo: melhorar a qualidade do ar.

Leia também
Quais são os 10 lugares mais poluídos do mundo?

Depois de muitos meses de experimentos, a Academia de ciências é categórica: funciona. Essa é a conclusão de um relatório recente, assinado por Cao Junji, que indica que "melhoras na qualidade do ar foram observadas numa área de 10 km²". Mais precisamente, os pesquisadores relatam que a torre teria produzido mais de 10 milhões de metros cúbicos de ar limpo por dia, desde que entrou em funcionamento.

Modo simples de operação

As performances já são notáveis, tendo sido ainda mais visíveis nos dias de pico de poluição. A torre teria sido capaz de reduzir em 15% a poluição do ar nesses dias. Os pesquisadores observam "resultados realmente encorajadores", e esperam que a torre terá ainda maior importância no inverno, estação na qual as taxas de poluição são mais altas na China.

Falando da sua forma de funcionamento, seu princípio é relativamente simples: na base da torre, os engenheiros instalaram um tipo de estufa imensa, com o tamanho de meio campo de futebol. Quando o ar poluído chega ali, ele é aquecido por energia solar. O ar quente sobe então naturalmente pela torre e passa por várias camadas de filtro de ar. Assim, ele sai purificado das partículas poluentes. É para se pensar mais uma vez.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações