Erro de português leva polícia a apreender 1 tonelada de maconha em caminhão

Erro de português leva polícia a apreender 1 tonelada de maconha em caminhão

Uma carga de 1 tonelada de maconha foi descoberta durante seu transporte, de caminhão, devido a erro de português.

Quanto vale um erro de português?

O português não é uma língua fácil de se aprender. Na escola, ela é uma das matérias que os alunos menos gostam. Porém, é imprescindível saber bem a nossa língua, não só para passar em provas ou vestibulares mas sim porque o bom uso do português nos abre portas em todos os aspectos da nossa vida, até mesmo quando achamos que não precisamos.Um recente caso prova que um simples erro de português pode custar caríssimo, ainda mais quando se trata de fazer algum ato ilegal. Uma carga de mais de 1 tonelada de maconha estava sendo transportada por um caminhão.

Leia também
Com 1,80 metros de quadril, essa garota tem um dos maiores bumbuns do mundo

O destino do veículo seria a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. O Scania R124 de cor branca foi feito para transportar carne congelada de frango em seu contêiner de baixa temperatura, mas dessa vez o recheio era outro. Enquanto trafegava pela rodovia Régis Bittencourt, na região de Cajati, no estado de São Paulo, a carga foi parada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). As autoridades pediram ao motorista os documentos do veículo e o que ele estava transportando. Para a surpresa dos oficiais, a escrita dos documentos dizia que o caminhão transportava "dorço de frango", grafada com "ç". Como a palavra "dorso" é escrita com "s", a polícia suspeitou que havia algo de estranho com a carga e passou a investigar tudo com mais atenção.

Quando as autoridades pediram para que o motorista abrisse o contêiner gelado do veículo, depararam-se com uma surpresa: em meio a alguns pedaços de carne de frango congelados, havia nada menos do que 1 tonelada de maconha. Ao ser questionado pela polícia sobre a origem da carga, o motorista do Scania de 31 anos relatou que partiu de Cascavel, no estado do Paraná, e em uma parada pediu a um amigo que colocasse a enorme quantidade de maconha junto aos frangos ainda no frigorífico. Imediatamente, ele foi preso e levado à delegacia para prestar depoimento e a carga foi confiscada e apreendida.Segundo o motorista, ele receberia 21 mil reais para o transporte da carga no total, sendo que a parte dos frangos valia apenas 6 mil e o transporte da maconha renderia 15 mil reais. Isso prova que até mesmo para traficar drogas é preciso um bom domínio da nossa língua!

O tráfico de drogas no Brasil e no mundo

Apesar de seu caráter ilegal, o tráfico de drogas no mundo movimenta uma exorbitante quantia de dinheiro. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente, a renda é de 400 bilhões de dólares em todo o mundo, cerca de 160 bilhões de reais. A droga mais consumida do mundo é a maconha, seguida pela cocaína. O tráfico é distribuído através de caminhões, carros, ônibus, aviões ou barcos, entre outros meios de transporte. Para disfarçar as cargas e burlar a lei, as grandes quantidades de drogas são misturadas em contêineres que transportam arroz, soja, carne e etc entre os países produtores e consumidores. Estima-se que cerca de 5% da população mundial é consumidora de drogas ilícitas.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações