Lego: réplica em tamanho real de um Bugatti construído com um milhão de peças

Lego: réplica em tamanho real de um Bugatti construído com um milhão de peças

Foi apresentada a recriação do supercarro da Bugatti pelas mãos da Lego.

A lego, marca dinamarquesa fundada em 1932 e recebida desde então com um enorme sucesso e carinho, continua imparável e sempre a surpreender. Desta vez, e sendo talvez este um dos maiores feitos da marca até à data, decidiu construir um bugatti chiron em tamanho real que acredite-se ou não, pode mesmo ser conduzido.

A loucura e curiosidade instalaram-se desde que a iconica fabricante de brinquedos apresentou esta réplica na qual foram utilizadas mais de um milhão de peças.

E não é tudo. Na verdade, e para se ter uma melhor ideia, enquanto que a construção do tão almejado original da bugatti, leva para o efeito cerca de 20 pessoas ao longo de seis meses utilizando 1.800 peças, esta fantástica recriação, para além do número infindável de peças já referido, precisou de cerca de 13.000 horas para garantir a aproximação máxima em termos de design e tecnologia ao seu original.

O motor esse, totalmente funcional, atinge mais de 20 km/h, (bem longe do modelo real, que vai até 420 km/h) gera cerca de 5,3 cavalos de potência, pesa 1,5 toneladas e é alimentado exclusivamente por 2.304 motores e 4.032 rodas de engrenagem lego technic. Até mesmo o spoiler funciona, movendo-se com ajuda dos minimotores lego e sistema pneumático.

Em comum com o original para além da estética, tem apenas as rodas. Lena Dixen, vice-presidente senior de produtos e marketing do lego group, disse: “este modelo em tamanho real é o primeiro de seu tipo de muitas maneiras e, com ele, queríamos ultrapassar os limites de nossa própria imaginação. Por mais de 40 anos, a lego technic permitiu que fãs de todas as idades testassem sua criatividade com um sistema de construção que os desafia a ir além da simples criação de novos projetos, até a criação de novas funções. Nossos projetistas da technic e os engenheiros da fábrica kladno na república tcheca local que também constrói os modelos impressionantes para os parques lego e legoland, fizeram um trabalho incrível ao recriar as formas iconicas do chiron e possibilitar a condução deste modelo. É um exemplo fascinante do sistema de construção da lego technic em ação e seu potencial de reinvenção criativa.”

Para o memorável test drive, a empresa desafiou Andy Wallace, ex-piloto com várias vitórias nas 24 horas de le mans e daytona, que igualmente se rendeu e impressionou com os detalhes do carro conforme se pode ler no site da lego: "quando vi o lego chiron pela primeira vez, fiquei imediatamente impressionado com a precisão do modelo e com a minúcia nos detalhes. Na verdade, a cerca de 20 metros de distância, não é óbvio que você esteja a olhar para um carro lego. Eu só posso imaginar quanto tempo e esforço foram feitos para fazer este modelo. Dirigir o lego chiron foi uma ótima experiência, que eu gostei muito. Em todos estes anos eu nunca poderia imaginar que um dia eu fosse realmente conduzir um carro lego!" citou o mesmo site.

Infelizmente, a empresa não está a planear disponibilizar a experiência nem o modelo para os seus clientes, já que só os manuais de instrução impressos, sem dúvida, custariam centenas de dólares em transporte.

No entanto, e se ainda assim quiser uma réplica do original sem ter que se preocupar com um lugar extra na garagem, pode sempre comprar uma versão menor comercializada pela lego com cerca de 4.000 blocos.

Parece-nos uma opção bem mais económica e que igualmente o deixará mais perto do sonho. Se ainda não está convencido confirme com o video da omm. Impressionante, não?

• Helena Barros
Leia mais