Lactato: definição, função, como analisar os níveis?

Lactato: definição, função, como analisar os níveis?

Lactato é o nome dado à forma ionizada do ácido láctico. Em outras palavras, esta molécula é um sal produzido principalmente pelos músculos, glóbulos vermelhos e células cerebrais durante a produção de energia anaeróbica. Sua dosagem, chamada lactatemia, é geralmente recomendada para detectar baixa oxigenação tecidual.

O que é lactato?

Normalmente, o sangue humano contém uma baixa concentração de ácido lático e, portanto, lactato. Você deve saber que o lactato é produzido durante o esforço muscular intenso quando as células não são suficientes ou são completamente privadas de oxigênio. Isso é chamado de glicólise anaeróbica. O excesso de secreção de lactato ocorre quando as necessidades de glicose dos músculos são maiores que o suprimento de oxigênio que recebem. É o piruvato que é então transformado em lactato.

A dosagem da molécula é feita no hospital em pacientes com os sinais característicos de hipóxia: dor abdominal, dispneia, sudorese... Mas, o exame também pode representar uma ferramenta de exploração para determinadas outras patologias como diabetes, infarto do miocárdio ou insuficiência renal.

Dosagem de lactato

O exame requer uma amostra de sangue colhida, na maioria dos casos, por venopunção na curva do cotovelo. Mas, às vezes, a dosagem de lactato é parte de uma avaliação mais abrangente que exige a realização de gases sanguíneos. Nesse caso, uma punção arterial é preferida. Geralmente, o paciente terá que jejuar e ter um período de descanso antes da coleta da amostra.

Leia também
Uma viúva negra e um escorpião se enfrentam em uma luta sem piedade

Mais raramente, a concentração de lactato pode ser medida no líquido cefalorraquidiano. Para isso, é necessário realizar uma punção lombar. Esta prática é indicada apenas no contexto do diagnóstico de meningite e permite, entre outras coisas, determinar a origem da patologia (viral ou bacteriana). O lactato venoso é considerado normal quando é menor que 2 mmol / l em adultos.

Nível de lactato muito baixo: o que isso significa?

Não existe linha de base inferior que esteja relacionada com uma patologia.

Taxa de lactato muito alta: o que isso significa?

O nível de lactato sanguíneo é geralmente aumentado em casos de hipóxia tecidual encontrada, especialmente no caso de isquemia, choque, insuficiência hepática grave, hipertermia maligna, sepse ou convulsões. A acidose láctica ocorre quando o nível de lactato é superior a 5 mmol / l e está associada à acidose metabólica, um desequilíbrio ácido-base caracterizado por uma diminuição do pH. Geralmente, quanto mais grave a patologia, maior o nível de lactato.

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações