Fotógrafo captura imagens aéreas que mostram desigualdades sociais pelo mundo

Fotógrafo captura imagens aéreas que mostram desigualdades sociais pelo mundo

O fotógrafo sul-africano John Miller utilizou um drone para capturar fotos e vídeos de diferentes cidades do mundo para mostrar desigualdades entre áreas pobres e ricas

Um projeto realizado pelo fotógrafo sul-africano John Miller recebeu destaque pelo mundo e nas redes sociais. Batizado de "Unequal Scenes" (Cenas Desiguais, em tradução livre), o projeto consiste em fotos aéreas tiradas pelo fotógrafo através de um drone, mostrando o contraste entre as áreas ricas e pobres de diferentes cidades do mundo.

 

A realidade em imagens

John Miller teve a ideia de registrar as diferenças após observar as desigualdades que presenciou quando chegou na Cidade do Cabo para estudar. De um lado, casas enormes e vistosas. Do outro, barracos feitos de lata. Apenas uma rua separava os dois "mundos". No começo, o fotógrafo explorou apenas cidades da África do Sul, mas depois extendeu sua pesquisa para outras grandes cidades do mundo, como Mumbai na Índia, Cidade do México e Nairóbi no Quênia.

Uma melhor perspectiva

Miller afirma que as imagens aéreas permitem obter um olhar melhor para os contrastes sociais. "As desigualdades em nosso tecido social estão muitas vezes escondidas e difíceis de ver a partir do nível do solo. Barreiras visuais, incluindo as próprias estruturas, nos impedem de ver os incríveis contrastes que existem lado a lado em nossas cidades", disse ele. "O drone distancia o fotógrafo e o espectador da fotografia, tanto física como mentalmente, e provoca uma análise do olhar distante ... Permite uma separação do sujeito que pode ser poderosa quando a gente lida com um problema com alta carga emocional como a desigualdade", concluiu.

• Pedro Souza
Leia mais