Bar irlandês criado na Idade Média é o mais antigo do mundo

Bar irlandês criado na Idade Média é o mais antigo do mundo

O Sean's Bar foi inaugurado na Idade Média e está concorrendo para ser o bar mais antigo do mundo.

Desde a Idade Média

Na Irlanda, a cidade de Athlone, localizada no Condado de Westmeath, guarda uma verdadeira preciosidade antiga ainda em funcionamento. Trata-se do Sean's Bar, um pub irlandês considerado um dos bares mais antigos do mundo, senão o mais antigo. Quem toca o estabelecimento é o barman Timmy Donovan, de 50 anos. Ele serve o dia inteiro os mais variados drinks, como whiskey e irish coffee e, claro, a bebida de maior sucesso, a famosa cerveja irlandesa de espuma cremosa. Iluminado apenas por uma lareira que fica acesa até o fim do expediente, por volta da meia noite, o pub se comporta igual há 1.100 anos atrás.

O Sean's Bar está localizado perto das ruínas de um castelo normando datado do século XII, e é o bar mais antigo da Irlanda. Porém, tanto os atuais proprietários quanto os clientes mais fiéis têm certeza de que este é o bar mais antigo não só da Irlanda, mas também do mundo. Ele foi inaugurado no ano 900, o que significa que ele é mais antigo do que as invasões vikings na Irlanda e até mesmo da criação da cerveja preta e to whisky, que acabaram virando símbolos dos bares irlandeses atualmente.

Uma verdadeira obra de arte

O interior do pub consegue ser tão impressionante quanto sua história. Os materiais utilizados em sua construção ainda estão presentes e segurando o bar em pé. O piso, todo revestido de madeira combina perfeitamente com as paredes feitas a partir de taipa, argila, pêlos de cavalos e varas entrelaçadas. É realmente impressionante, e o local emana história. Até mesmo o barman Donovan, que passa todos os dias no bar, se impressiona com o local: "Imagine quanta história esse lugar já viu", disse ele em entrevista ao canal de notícias da BBC. Ele é um dos que acredita que o pub é o mais antigo ainda em funcionamento. "Eu tenho pesquisado nossa história há 30 e tantos anos e nenhum outro pub chega perto".

Declan Delaney é o atual gerente do bar, e se orgulha ao encher os grandes e pesados copos de cerveja para seus clientes. "Quando você entra no estabelecimento, consegue sentir a história e o clima imediatamente". Ele também conta que, apesar de o bar já ter tido diversos proprietários ao longo dos séculos, o clima e o espírito do bar nunca foram alterados: "Houve muitos donos e inquilinos temporários ao longo dos anos, mas o fundamental não mudou: tem música irlandesa, gente conversando e se divertindo com os amigos."

Outros bares "relíquias"

Além do Sean's Bar, existem outros bares e pubs extremamente antigos, principalmente na Europa. Alguns deles são o The Bingley Arms (inaugurado em 953), o Ye Olde Trip to Jerusalem (1189), o The Skirrid Mountain Inn (1110) e o Brazen Head (1198).

De qualquer forma, nenhum deles bateu o recorde do Sean's Bar, que foi reconhecido até mesmo pelo livro dos recordes no ano de 2004 como sendo o bar mais antigo de toda a Irlanda. É realmente um lugar para se colocar na lista de visitar antes de morrer!

Leia também
A piscina da morte: o lugar mais perigoso do mundo para um mergulho

 

Fonte: BBC Brasil

Imagem: Picswe

Andressa Zabeu
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações