A tecnologia 5G está chegando e promete mudar as nossas vidas

A tecnologia 5G está chegando e promete mudar as nossas vidas

A tecnologia 5G é bem diferente da 4G. E ela pode mudar as nossas vidas.

A tecnologia 5G é o nome comercial para a 5ª geração da internet móvel. Ela será lançada em 2019 em alguns países. Ela promete oferecer downloads de 10 a 20 vezes mais rápidos do que a precursora mais moderna, a rede 4G.

O que mais a tecnologia trará que pode mudar nossos hábitos? O nosso celular terá capacidade para recebê-la? O sinal vai melhorar significantemente? A gente responde!

A equipe da BBC fez uma análise consistente sobre a nova tecnologia e destacou alguns pontos. Primeiro, o 5G é definido por ser a próxima geração da Internet, que trará upload e download de dados em velocidade recorde e coberturas menos vulneráveis, com maior alcance e de maior estabilidade.O 5G está ligado ao rádio. É como se este último passasse por um processo de aperfeiçoamento da mecânica, possibilitando a conexão de múltiplos dispositivos ao mesmo tempo.

O que faremos com a nova tecnologia que ainda não podemos fazer?

Ian Fogg, responsável da OpenSignal, empresa de análise de dados móveis, afirma que "O que quer que façamos agora com nossos smartphones, poderemos fazer mais rápido e melhor. Pense em óculos para realidade aumentada, realidade virtual móvel, vídeos com qualidade muito superior, a internet das coisas tornando as cidades mais inteligentes. Mas o que é realmente empolgante são todos os serviços novos que serão criados e que não podemos prever". Serão beneficiados desde jogos até a aplicativos de controle de drones e monitoramento.

O 5G funciona à base de ondas milimétricas de rádio, de frequência mais altas, girando em torno de 3,5 GHZ a 26 GHz. A amplidão é bem maior do que a da tecnologia atual. No entanto, as ondas do 5G são menores e, portanto, mais fáceis de serem bloqueadas por obstáculos físicos. Inicialmente, pode ser que não notemos uma grande diferença quando as operadoras de telefonia implementarem o 5G pois, como previsto, elas utilizarão essa tecnologia para estabelecer uma melhor conexão 4G.Mas, a título de curiosidade, redes 5G alcançarão inicialmente 45 Mbps (Mega bytes por segundo) por segundo com perspectivas de chegar, futuramente, em 1 Gbps (Um giga por segundo!).

Mais longe 

Além de proporcionar um maior conforto e velocidade aos usuários, a rede 5G suportará um número muito maior de celulares conectados na mesma região, o que provoca lentidão e falhas nos serviços. A nova tecnologia pretende melhorar esse quadro e oferecer um serviço mais eficiente a seus usuários. Embora seja mais confiável, a 5G não necessariamente resolverá o problema da falta de sinal em áreas rurais e locais pouco povoados, pelo menos no início. Essa queixa não ocorre apenas no Brasil; países da Europa, principalmente o Reino Unido, também sofrem com a falta de sinal em locais que não são urbanos.

Vou precisar comprar outro celular? 

Agora, a má notícia: todos vamos precisar tocar de celular, bem como aconteceu quando a tecnologia 4G chegou ao Brasil. Para aproveitar esse serviço superior ao que havia anteriormente será necessário adquirir um dispositivo que oferece suporte para essa geração de transferência de dados.

A maioria dos países deve lançar a nova tecnologia a partir de 2020. A Coréia do Sul deve sair na frente e inaugurar o serviço a partir do ano que vem, momento em que as três maiores operadoras locais acordaram em começar juntas a fornecê-lo. A China deve ser a segunda na corrida tecnológica. 

• Marcos Silva
Leia mais