30 anos de Internet: o que fez da rede a revolução do século

30 anos de Internet: o que fez da rede a revolução do século

A Internet completou no dia 12 de março 30 anos, e junto com ela, vale relembrar todas os seus marcos que revolucionaram o nosso dia a dia.

A Internet foi um projeto que se iniciou para suprir uma demanda da comunidade acadêmica, uma rede que facilitaria as pesquisas e os estudos de cientistas. Entretanto, acabou sendo muito mais que isso e transformou a história moderna, desde a comunicação até o comércio.

A criação

A Internet foi um projeto de um físico que trabalhava numa organização de pesquisas nucleares na Suíça (Cern). Inicialmente, a ideia de Tim Berners-Lee tinha mesmo a intenção de facilitar as pesquisas e compartilhar os dados de forma automatizada. Mas pouco depois, seu projeto acabou tomando rumos diferentes e avançando em área até então imprevisíveis.

A rede World Wide Web foi ao ar pela primeira vez no final de 1990, um presente de natal praticamente. Desde então a quantidade de sites que surgiram após o www cresceu de forma absurda, chegando a quantidade atual que se aproxima de dois bilhões de domínios, 1,7 bilhão, para sermos mais exatos.

A web, ao contrário do que as pessoas podem pensar, não é um sinônimo de Internet, mas sim um aplicativo que organiza o conteúdo a ser exibido online, utilizando conjuntamente a linguagem HTML, o endereço de URL e hipermídias, que podem ser imagens, sons e até vídeos, hipertextos entre outras formatações.

O Google, para comemorar a data, criou um doodle nesse dia 12, onde podíamos ler, junto à imagem criativa, “Hoje, existe quase 2 bilhões de sites online. Quer os utilize para e-mail, tarefas de casa, jogos ou ver vídeos de animais fofinhos, é provável que você não consiga imaginar a vida sem a web”, marcou o enorme domínio de buscas.

Anos 1990

Primeiro site é disponibilizado online, já incluindo conceitos básicos como html, http e URL. O “www” passa a ser de acesso e uso público, e então 500 sites são criados em pouco tempo. Em 1993, o primeiro navegador é criado, o Moisac. Já em 1995, O Internet Explorer é inventado, que seria o grande navegador e o mais usado de toda a Internet. Em seguida, a rede de informação e troca de mensagens MSN é criada. Em seguida, em 1995, surge a Netscape, o primeiro navegador comercial. Ainda no mesmo ano, a linguagem Java é criada, que até hoje é o sistema de desenvolvimento mais utilizado. Antes da virada do milênio, o Google é criado.

Anos 2000

Logo em 2001, a grande enciclopédia online, a Wikipédia, que colocaria em desuso todas as grandes enciclopédias em formato material, é lançada. Seguidamente a isso, nasce o primeiro programa que possibilita a comunicação instantânea com vídeo e voz da internet, o Skype.

Os anos 2000 ainda foram responsáveis para o surgimento das redes sociais, sendo o Orkut e o Facebook lançados em 2004, o primeiro fez sucesso e durou 14 anos, mas que seria dominado posteriormente pelo segundo, que passou de um bilhão de usuários. Outra grande marca dessa década foi o lançamento do Youtube, a maior plataforma de vídeos do mundo.

Leia também
Snaps de "crianças ricas" que vão te deixar maluco!

Últimos 10 anos

A última década ficou marcada pela migração do uso da Internet dos computadores para os celulares, tendo como símbolo a criação do WhatsApp, que acabou sendo comprado em 2009 pelo Facebook pela quantia astronômica de 22 bilhões de reais. Apesar de tudo, há quem queira destruir a internet, mas especialistas em segurança cibernética estão cada vez mais preparados contra esses tipos de ataques.

(Fonte: Aventuras na História)

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações