Infarto do miocárdio: sintomas, causas, tratamento, o que é isso?
Infarto do miocárdio: sintomas, causas, tratamento, o que é isso?

Infarto do miocárdio: sintomas, causas, tratamento, o que é isso?

Doença cardiovascular, infarto do miocárdio é caracterizada por necrose do músculo cardíaco, chamado miocárdio em linguagem médica.

O que é infarto do miocárdio?

O miocárdio é um músculo cuja missão principal é expulsar o sangue para os órgãos do corpo humano. Ele faz isso graças às contrações cardíacas. Se é uma engrenagem essencial na oxigenação do corpo, também precisa de oxigênio para funcionar normalmente.

É aqui que entram as artérias coronárias que levam sangue ao coração. Mas quando o músculo cardíaco é insuficientemente nutrido, por várias razões possíveis, as células cardíacas morrem, o miocárdio se torna necrótico e não consegue mais contrair-se normalmente. Isso é chamado de infarto do miocárdio ou mais comumente, um ataque cardíaco.

Quais são os sintomas do infarto do miocárdio?

A dor é a principal manifestação clínica de um incidente cardíaco. No caso do infarto do miocárdio, caracteriza-se por sua alta intensidade e por sua localização na região esternal, ao nível da caixa torácica.

Muitos pacientes também descrevem uma sensação de aperto no peito. Além disso, a dor tenderá a piorar e irradiar para o ombro, o braço esquerdo ou até mesmo as mandíbulas. Em caso de lesão grave, podem ser observadas náuseas, dificuldades respiratórias ou mesmo perda de consciência.

Quais são as causas do infarto do miocárdio?

O infarto do miocárdio é geralmente secundário à obstrução de uma artéria coronária, o que consequentemente priva o músculo cardíaco do oxigênio. Esse tipo de oclusão ocorre principalmente após um coágulo sanguíneo formado na placa ateromatosa da parede de um vaso ou artéria chega a se aninhar em uma artéria coronária.

O fluxo sanguíneo é então mais ou menos consideravelmente impedido. A aterosclerose resulta do acúmulo de gordura (hipercolesterolemia) nas artérias, levando à formação de placas duras que podem se desprender da parede e migrar pela corrente sanguínea.

Qual é o tratamento para o infarto do miocárdio?

Quanto mais rápido for o tratamento do infarto do miocárdio, maiores as chances de sobrevivência. Portanto, é essencial reagir rapidamente e informar os serviços de resgate assim que surgirem os primeiros sinais, já que o tratamento deve ser implementado dentro de 90 minutos após o acidente.

Às vezes é necessário usar um desfibrilador disponível em locais públicos ou realizar uma massagem cardíaca em caso de parada. Deve-se notar que as lesões se tornam irreversíveis após cinco minutos de parada cardíaca. A desobstrução da artéria coronária pode ser feita por trombólise ou angioplastia em um departamento hospitalar especializado.

Escrito por Danielle Pereira

Sem Internet
Verifique suas configurações