Coelho ou pato? Essa ilusão de ótica diria muito sobre as capacidades de seu cérebro

Coelho ou pato? Essa ilusão de ótica diria muito sobre as capacidades de seu cérebro

Uma ilusão de ótica desenhada em 1892 retorna agora e faz sucesso nas redes sociais. Quais animais você vê nesse desenho? A resposta a essa questão revela certos segredos de seu cérebro. 

Algumas ilusões de ótica não saem nunca de moda. Um desenho feito há mais de um século ainda pode movimentar as redes sociais! A questão é simples: você consegue ver os dois animais visíveis nessa imagem? E se sim, você consegue facilmente passar de uma para outra?

Desenhado em 1892, essa ilusão de ótica começou a ficar famosa sete anos mais tarde, quando o psicólogo americano Joseph Jastrow a utilizou para provar uma de suas teorias. Para ele, a visão não é apenas o resultado da atividade dos olhos, o o cérebro também pode "decidir" o que a gente vê. Como aqui, onde apenas com a vontade, nós podemos ver o pato, ou o coelho, sem que a informação recebida pelos nossos olhos mude.

Leia também
17 ilusões de ótica que vão confundir seu cérebro

Um indício de sua criatividade

Ainda segundo Joseph Jastrow, a capacidade de ver os dois animais um depois o outro testemunharia a velocidade de cognição de uma pessoa. Melhor, quanto mais rapidamente você pudesse passar do coelho para o pato, e vice-versa, mais você seria criativo. As pessoas muito criativas teriam, na verdade, o talento de encontrar novas utilidades para objetos já existentes.

Elas teriam também uma maior tendência a realizar conexões entre os conceitos ou elementos materiais que, à princípio, não têm ligação. Contudo, a faculdade de ver o coelho ou o pato dependeria também de um outro fator: a época do ano. Pesquisas sugerem que na Páscoa, por exemplo, as pessoas estariam mais inclinadas a ver o coelho do que o pato.

• Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações