Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: tratamento, sintomas, o que é?
Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: tratamento, sintomas, o que é?

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: tratamento, sintomas, o que é?

A hipopotomonstrosesquipedaliofobia é um neologismo que designa uma fobia pouco comum, por palavras muito longas. Sem tratamento, ela pode prejudicar muito a vida cotidiana.

O que é a hipopotomonstrosesquipedaliofobia?

A hipopotomonstrosesquipedaliofobia é um problema psicológico provocado pelo pânico de palavras com muitas sílabas como "anticonstitucionalmente". Mais precisamente, a hipopotomonstrosesquipedaliofobia é um medo de escrever ou falar errado este tipo de palavra: é um medo de ser ridicularizado pelos outros.

Como as outras fobias, há uma consciência que o medo é irracional, mas ele é muito intenso e não pode ser combatido sem ajuda psicológica.

No geral, uma pessoa que sofre de hipopotomonstrosesquipedaliofobia usa técnicas para evitar o estresse de falar ou escrever palavras muito longas. Entretanto, este método perde a sua eficácia se a fobia impera, em particular se há uma ansiedade de antecipação (o sujeito entra em pânico com a simples ideia de ter que entrar em contato com a palavra longa)

Os sintomas da hipopotomonstrosesquipedaliofobia

A hipopotomonstrosesquipedaliofobia manifesta-se principalmente por uma angústia intensa e incontrolável, podendo ser acompanhada de sintomas físicos mais ou menos pronunciados dependendo da situação. Por exemplo, o sujeito fica pálido, com espasmos musculares e tem dificuldades para respirar. Os sintomas são parecidos com o de uma crise de pânico ( dores torácicas, tremores, vertigens, palpitações) ou perda de consciência em alguns casos.

As causas da hipopotomonstrosesquipedaliofobia

No caso da hipopotomonstrosesquipedaliofobia, um evento traumatizante no passado do sujeito, geralmente durante a infância (zoações devido a uma má pronúncia de uma palavra, por exemplo) pode ser a causa do problema. Mas, como para outras fobias, sua origem ainda é desconhecida...Qualquer que seja o fator que a desencadeia, podemos dizer que a fobia é um mecanismo de defesa: para liberar uma angústia interior muito intensa, o sujeito a projeta para o exterior.

O tratamento da hipopotomonstrosesquipedaliofobia

A hipopotomonstrosesquipedaliofobia pode exigir terapia quando afeta a vida cotidiana. Muitas linhas terapêuticas são possíveis como a psicanálise, para procurar a origem da fobia, ou uma terapia cognitiva e comportamental ( TCC), que permite domar o medo com o treino de pronúncia de palavras cada vez mais longas. Se necessário, a terapia pode ser acompanhada de um tratamento medicamentoso ( ansiolíticos, antidepressivos). A hipnose terapêutica pode também ajudar a combater a angústia.

Escrito por Raposo Gabriela
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações