HCG: definição, função, como analisar os resultados?
HCG: definição, função, como analisar os resultados?

HCG: definição, função, como analisar os resultados?

O hormônio gonadotrófico coriônico humano, mais comumente referido como hCG, é secretado em maior número durante a gravidez. A dosagem dessa glicoproteína, produzida pela placenta, torna possível, em particular, confirmar uma gravidez e seguir o seu curso.

O hCG, o que é isso?

A principal função do hCG é manter o corpo lúteo e promover a secreção de progesterona. Quando produzido pela placenta em caso de fertilização, o hormônio hCG vê sua taxa aumentar consideravelmente no momento da implantação do óvulo dentro da parede uterina até a 8ª semana de gestação, antes de diminuir gradativamente até no final da gravidez.

Após o parto, a concentração de hCG no sangue retorna rapidamente aos valores normais. Assim, a determinação do hCG contribui para a datação da gravidez, mas também possibilita supervisionar o bom andamento dela.

A dosagem de hCG

O hormônio hCG pode ser detectado no sangue a partir do 10º dia após a ovulação. O ensaio geralmente é feito após um teste de gravidez positivo. A análise é feita através de uma amostra de sangue colhida por venopunção na dobra do cotovelo. Quando é pedido por receita médica, esse teste é totalmente coberto pelo seguro de saúde.

A taxa média de hCG nas mulheres, fora da gravidez e antes da menopausa, é inferior a 8 UI / l. Quando a dosagem é inferior a 5 UI / l, a gravidez é excluída. Durante a gravidez, a taxa flutua de acordo com as semanas de gravidez:

 - de 15 a 100 UI / l durante a primeira semana de gravidez,

- de 45 a 1600 UI / l para a segunda semana de gravidez,

- de 400 a 15 000 UI / l para a terceira semana de gravidez,

- de 3.300 para 80.000 UI / l na 4ª semana de gestação,

- de 25.000 a 170.000 UI / l para a 6ª semana de gestação...

Taxa de HCG muito baixa: o que isso significa?

Uma taxa de hormônio gonadotrófico coriônico inferior a 8 UI / l confirma a ausência de gravidez. É importante especificar que a concentração hormonal é susceptível de queda drástica em caso de aborto, mesmo que a taxa permaneça estável em caso de morte no útero ou ovo claro. A concentração de hCG não dá indicação da vitalidade do embrião.

Taxa de HCG muito alta: o que isso significa?

Uma taxa mais elevada do que os valores de referência na mulher não grávida demonstra uma direção de uma gravidez incipiente. Mas, se a alta concentração de hCG for um bom indicador, a gravidez deve ser confirmada por uma ultrassonografia endovaginal ou pélvica.

Quando a dosagem é mais alta do que os valores de referência durante a gravidez, pode-se suspeitar de anormalidades no desenvolvimento fetal. Uma concentração muito alta entre a 11ª e a 13ª semana de amenorreia, por exemplo, é um marcador de risco aumentado para a síndrome de Down.

Escrito por Danielle Pereira

Sem Internet
Verifique suas configurações