Gripe: sintomas, tratamento, remédios e transmissão
Gripe: sintomas, tratamento, remédios e transmissão

Gripe: sintomas, tratamento, remédios e transmissão

Como reconhecer uma gripe? Como tratá-la? Explicaremos a seguir.

Definição: O que é gripe?

Frequente e contagiosa, a gripe volta para contaminar milhares de pessoas em todos os invernos. A intensidade da epidemia outono-invernal varia a cada ano e nesse período, só na França, mais de 2 milhões de pessoas são afetadas por essa doença também chamada de influenza.

A gripe é causada por três vírus da mesma família e do mesmo gênero ("influenzavírus"). Estes microrganismos atacam o sistema respiratório, causando um desconforto em todo o copo. Mas como reconhecer a gripe? E como diferenciá-la de um resfriado comum?

Sintomas de gripe

A doença causa uma variedade de sintomas que geralmente aparecem de repente após um período de incubação de 24 a 48 horas. A pessoa afetada apresenta:

- Calafrios

- Dores musculares ou articulares

- Uma grande fadiga

- Dores de cabeça

- Dores de garganta

- Uma febre alta, geralmente superior a 38,5°C

Estes sinais podem ser acompanhados por uma tosse seca, corrimentos nasais ou nariz entupido, assim como uma perda de apetite. Os sintomas duram entre 24 horas e pouco mais de uma semana. Desde o aparecimento dos primeiros sinais, é aconselhável consultar um médico que confirmará, ou não, o diagnóstico.

Tratamento e remédios contra a gripe

Uma visita ao médico geralmente é desnecessária pois não existe um tratamento real contra a gripe. Como é de origem viral, a doença não pode ser tratada com antibióticos. Além disso, na maioria dos casos, a gripe se cura espontaneamente. De fato, como o vírus da gripe é particularmente frequente e virulento, o sistema imunológico das pessoas saudáveis é totalmente capaz de combatê-lo.

Além disso, os tratamentos prescritos geralmente servem apenas para reduzir os sintomas. Para aliviar o desconforto, o médico também pode prescrever medicamentos contra a febre, dores ou contra a tosse. No entanto, a aspirina é fortemente desencorajada para pessoas jovens. Em pessoas com a saúde frágil ou em casos particulares, o médico pode decidir prescrever um tratamento antiviral para ajudar o corpo a combater a gripe.

Além do tratamento, é, obviamente, recomentado descansar o máximo possível e ingerir líquidos regularmente para evitar a desidratação. Em adultos, assim como em crianças, permanecer em casa ajuda o organismo a combater a doença e reduz os riscos de propagação da infecção. Também é possível utilizar remédios naturais (como infusões ou o famoso grog, feito com rum e mel) que ajudam a reduzir o mal-estar geral.

Contágio e prevenção da gripe 

O vírus da gripe se espalha muito facilmente de uma pessoa para outra. Para limitar a propagação, portanto, é aconselhável ficar atento quando alguém doente apresenta tosse, expectoração ou espirra. É importante principalmente lavar as mãos regularmente com água e sabão. O período de contágio da gripe pode começar dois dias antes do aparecimento dos sintomas e estender-se por até 10 dias depois (as crianças às vezes são contagiosas por mais de 10 dias).

Para prevenir a contaminação, pessoas frágeis, principalmente crianças pequenas e idosos, podem utilizar a vacina contra a gripe. Ela é disponibilizada todos os anos e é feita a partir das três estirpes de vírus que mais circulam.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações