Grão Milia: sintomas, causas, tratamento, o que é isso?

Grão Milia: sintomas, causas, tratamento, o que é isso?

Se eles são benignos, os grãos de milium são muitas vezes inestéticos. Formados por um aglomerado de células mortas, esses microcistos afetam principalmente os bebês, mas também podem ocorrer em adultos.

O que é um grão de milium?

O grão de milium, acne miliar, grutum ou simplesmente milium, tem a aparência de um pequeno grão branco que não se fura. Na verdade, é um microcistos que se forma na face, geralmente ao redor do olho, e contém células mortas chamadas corneócitos.

Totalmente inofensivo, os grãos de milium geralmente aparecem em quantidade em uma zona localizada do rosto, e desaparecem espontaneamente após um certo tempo. Mas a sua natureza inestética leva muitas pessoas a consultar um dermatologista para acelerar o processo natural de eliminação.

Quais são os sintomas do grão de milium?

Os grãos de milium são caracterizados pela formação de pequenas bolsas cheias de sebo contendo os corneócitos. Eles vêm na forma de pequenos pontos brancos ou amarelos. Eles são encontrados principalmente ao redor dos olhos e ao redor das bordas do nariz.

Nas crianças, os grãos também podem aparecer no corpo. Sua constituição não é absolutamente correlacionada com o tipo de pele. A acne de milium não deve ser confundida com a acne juvenil. Essas são duas afeições totalmente diferentes. Além disso, os grãos de milium não podem ser perfurados, ao contrário da acne de espinhas.

Quais são as causas do grão de milium?

Totalmente inofensivo, os grãos de milium podem ocorrer devido a uma eliminação defeituosa de células cutâneas mortas, que são então presas sob a epiderme. Isso é chamado de acne miliar primária. Isso afeta principalmente bebês e adultos jovens, cuja superfície da pele é difícil de atravessar.

O milium chamado "secundário", resulta de uma obstrução dos canais que vão da epiderme aos poros. Alguns fatores tendem a favorecer esse segundo tipo de milium: queimaduras, exposição aos raios ultravioletas do sol, aplicação prolongada de cremes contendo esteroides, dermoabrasão, cremes muito ricos...

Qual é o tratamento do grão de milium?

Com o tempo, os grãos de milium desaparecerão. Mas é possível promover o seu desaparecimento, fazendo exames regulares que acabarão por facilitar a remoção de células mortas da pele.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

No entanto, quando a erupção é extensa ou particularmente desagradável, às vezes é melhor recorrer a um dermatologista. Ele fará uma excisão dos grãos de milium com uma agulha esterilizada.

Geralmente, esse tipo de intervenção não deixa cicatriz. Além disso, o médico dará algumas recomendações para que a acne miliar não reapareça: uso de um esfoliante suave, escolha de um hidratante adequado, protetor solar não oleoso...

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações