Gamma GT: definição, função, como analisar os resultados?
Gamma GT: definição, função, como analisar os resultados?

Gamma GT: definição, função, como analisar os resultados?

A Gamma GT, ou gama glutamil transferase, refere-se a um tipo de enzimas hepáticas que intervém, principalmente, no processo de desintoxicação do corpo. A medição de sua concentração é um excelente indicador da função hepática.

Gamma GT, o que é isso?

Fabricados por células hepáticas, também conhecidas como hepatócitos, os gamma GT participam dos processos que levam à metabolização dos aminoácidos. Essas enzimas específicas têm como missão particular facilitar a transferência do grupo gama-glutamil na direção dos peptídeos ou de outros aminoácidos.

A dosagem de gama GT é geralmente prescrita pelo médico em caso de suspeita de patologia alcoólica. De fato, os gamma GT têm uma forte tendência a ser aumentado em caso de consumo excessivo e prolongado do álcool. O ensaio da enzima representa, portanto, em associação com outros testes, uma ferramenta de diagnóstico para o alcoolismo, câncer de fígado ou anormalidades dos ductos biliares.

A dosagem de gama GTA

A dosagem de gama GT é geralmente encontrada na categoria "enzimologia" dos resultados de análise médica. Esse geralmente é acompanhado pela medição do nível de aspartato aminotransferase (AST) e o nível de alanina aminotransferase (ALT) que constituem os dois tipos de transaminases.

Realizado em um laboratório de análises médicas, esse exame biológico deve ser prescrito por um médico. O último tipo de exame é solicitado quando seu paciente apresenta manifestações clínicas que indicam uma potencial lesão hepática. A análise é realizada a partir de uma amostra de sangue retirada por punção venosa na dobra do cotovelo sem que o paciente necessite de jejum.

Os resultados são considerados normais quando ficam entre:

- 10 e 45 U/l em homens,

- 7 e 35 U/l em mulheres,

- 7 e 27 U/l em crianças.

Taxa de gama GT muito baixa: o que isso significa?

A concentração de gama GT naturalmente tende a diminuir com a idade. Assim, um nível mais baixo de gama glutamil transferase é geralmente observado a partir dos 60 anos de idade. Também é necessário entender que a gravidez pode também influenciar na diminuição da dosagem.

Taxa de gama GT muito alta: o que isso significa?

Recém-nascidos, muitas vezes, têm níveis mais altos de gama GT do que os níveis normais de adultos. Se a idade é um fator de variação dessa dosagem, certos parâmetros externos, tais como a ingestão de certas substâncias medicamentosas, podem explicar um aumento da taxa de gama GT.

Mas muitas vezes, valores mais altos do que o normal vão orientar o médico na direção de uma lesão no fígado e o estimularão a continuar suas investigações para determinar a origem. Várias patologias podem aumentar a concentração dessa enzima: colestase, cirrose, esteatose, hepatite (viral, tóxica, alcoólica ...), tumor hepático ...

Escrito por Danielle Pereira
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações