Gamma-glutamil-transpeptidase: definição, papel, como analisar os resultados?

Gamma-glutamil-transpeptidase: definição, papel, como analisar os resultados?

Gamma-Glutamyl-Transpeptidases, mais comumente conhecidas como gama GT, são proteínas secretadas principalmente pelos hepatócitos, isto é, pelas células do fígado. Sua dosagem é, portanto, recomendada para a avaliação da função hepática.

Gamma-glutamil-transpeptidase, o que é isso?

As gama-glutamil-transpeptidases são enzimas hepáticas cuja principal missão é promover a desintoxicação do organismo promovendo a metabolização de certos aminoácidos e, mais especificamente, transferir o grupo gama-glutamil para aminoácidos ou péptidos.

Deve-se saber que a concentração de gama-glutamil-transpeptidase aumenta com o consumo excessivo de álcool. É por essa razão que a sua dosagem é recomendada para o rastreio de uma doença alcoólica. Também pode ser usado para detectar um distúrbio hepatobiliar ou câncer de fígado.

Dosagem de gama-glutamil-transpeptidase

A medição da gama-glutamil-transpeptidase é geralmente parte de uma avaliação enzimológica em que os ensaios ASAT (aspartato aminotransferase) e ALAT (alanina aminotransferase) também são encontrados.

Faz parte de exames de rotina regularmente prescritos pelo médico. Também pode ser objeto de uma prescrição mais específica na presença de sinais clínicos de doença hepática ou biliar. Seja qual for o motivo da recomendação, o exame requer uma amostra de sangue colhida por punção venosa na curva do cotovelo. Não é obrigatório estar em jejum antes do exame de sangue.As taxas são consideradas normais quando estão entre:

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

- 7 e 35 UI / l em mulheres,

- 10 e 45 UI / l em homens,

- 7 e 27 UI / l em crianças.

Níveis de gama-glutamil-transpeptidase muito baixos: o que isso significa?

A concentração de gama-glutamil-transpeptidases pode diminuir em caso de gravidez e aos 60 anos.

Níveis de gama-glutamil-transpeptidase muito altos: o que isso significa?

Deve-se saber que algumas variações do gama GT são naturais. De fato, a taxa tenderá a ser maior entre os recém-nascidos. Excesso de peso e certos medicamentos também podem afetar a concentração de gama-glutamil-transpeptidase.

Além disso, certos aumentos confirmam a suspeita de danos no fígado e podem levar ao diagnóstico, entre outros, de hepatite, câncer de fígado, patologia alcoólica (esteatose, cirrose...) ou colestase. Outras patologias não hepáticas também podem causar um aumento no Gama GT. Esse é o caso, em particular, do infarto do miocárdio, pancreatite, diabetes, câncer de mama... 

 

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações