Game "Assassin's Creed" poderá ser usado como base na reconstrução de Notre-Dame

Game "Assassin's Creed" poderá ser usado como base na reconstrução de Notre-Dame

Devido à sua fidelidade no design, game pode ser usado para reconstruir o monumento histórico.

Modelo tridimensional interativo

O incêndio que destruiu a Catedral de Notre-Dame deixou não só os franceses, mas sim o mundo todo de coração partido. Um dos símbolos da França, começou a ser construída em 1163 e só foi finalizada em 1345; sendo assim, ela vivenciou um gigantesco período histórico do país, sendo considerada uma das edificações mais importantes do mundo. Todo ano, milhares de turistas e franceses visitam a catedral, um marco da arquitetura gótica em Paris.

Recentemente, o edifício foi vítima de um incêndio catastrófico, que deixou em ruínas grande parte de sua estrutura. As causas da tragédia ainda são incertas, e as autoridades estão tratando o caso como um acidente.

Por ser um monumento que guarda consigo uma carga histórica muito grande, a reconstrução da Catedral se tornou uma das prioridades para o povo francês. O que pegou todos de surpresa foi o fato de que um jogo de videogame poderá ser usado como base na reconstrução do monumento. O game em questão é "Assassin's Creed Unity", da produtora Ubisoft. Lançado no ano de 2014, o game se passa durante a Revolução Francesa, no final do século XVIII. Nele, o jogador pode entrar e escalar a Catedral de Notre-Dame, que foi elaborada e produzida no jogo com muitos detalhes. Por isso, os gráficos utilizados no jogo servem como um modelo tridimensional interativo durante a reforma do monumento.

Com a palavra, a produtora

Leia também
Em 1961 essa menina foi encontrada à deriva no meio do mar. Agora, ela revela a verdade

Na época do lançamento do título, a produtora Ubisoft se esforçou em deixar a Paris do século XVIII o mais parecido possível com a realidade. Por isso, uma das designers, Caroline Miousse, passou anos estudando com detalhes a catedral mais famosa do mundo, e passar isso para o game para deixar o jogador simplesmente atônito com a precisão. "No caso de Notre-Dame, facilmente a maior estrutura do jogo, significava recriar uma versão da catedral que na verdade não existia na época. A artista Caroline Miousse se debruçou sobre fotos para acertar na arquitetura, e trabalhou com artistas de textura para se certificar de que cada tijolo fosse como deveria ser", declarou a revista "The Verge" no lançamento do game. Tudo o que a catedral possuía foi estudado pelos desenvolvedores: "Ela até tinha historiadores para ajudá-la a descobrir as pinturas exatas que estavam penduradas nas paredes", disse a revista sobre o trabalho de Caroline, a encarregada de trazer a estrutura da realidade para o jogo.

Mapeamento digital

Um outro reforço que pode ser bastante útil na reforma de Notre-Dame é a tecnologia do mapeamento digital. Há pouco tempo, toda a área foi escaneada através de lasers pelo historiador arquitetônico Andrew Tallon, e seus arquivos podem ser bastante úteis em um momento como esse. O historiador "fotografa" estruturas históricas a fim de estudar seu planejamento. Para isso, ele utiliza os feixes de laser, que são posteriormente lançados em um computador permitindo uma análise minuciosa das estruturas; e o melhor, tudo em três dimensões. Para reconstruir um símbolo que sobreviveu quase 850 anos, todo o esforço é certamente válido!

Fonte: Canal Tech Imagem: Xbox and Play games 

Andressa Zabeu
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações