Quem são os maiores goleadores da Copa América?

Quem são os maiores goleadores da Copa América?

Veja quais são os maiores artilheiros da história da Copa América. Encontre alguns deles no vídeo acima!

Guerrero e Vargas: maiores goleadores em atividade

Na última partida da seleção do Peru pela Copa América contra a Bolívia, o atacante peruano Guerrero atingiu uma marca histórica: ele alcançou o jogador Eduardo Vargas, do Chile, como o maior goleador em atividade na Copa América. De virada contra a seleção boliviana, Guerrero marcou o seu gol de número 12 na vitória por 3x1 e agora, junto ao chileno, se consagrou como o maior goleador do torneio.

No estádio do Maracanã, o time peruano já demonstrava confiança e alegria quando entraram em campo, em sua maioria, com o mesmo nome e número, a camisa 9 de Paulo Guerrero, em comemoração ao que estava previsto para ser a partida em que o craque atingiria a marca. Com a conversão do gol, a previsão se concretizou.

Com a camisa da seleção peruana, Guerrero também se afirmou líder isolado em número de gols em comparação aos seus colegas de equipe: ele já soma 38 gols para seu país.

"Mais importante é o trabalho em equipe. Mais além do que eu possa conseguir individualmente. Já me sinto muito feliz pelo sacrifício da equipe", comemorou Guerrero ao final da partida em entrevista coletiva à imprensa. E continuou: "Sabia que tinha que alcançar a bola, decidi driblar o goleiro e pude converter. O mais importante é que a equipe deu tudo de si. Começamos com certas dúvidas. E a Bolívia, sem fazer muito, teve um pênalti. Isso nos abateu muito e perdemos a calma. Mas graças a Deus pude marcar, e isso nos deu mais calma", explicou o craque peruano autor do gol que deixou os jogadores da equipe mais confiantes.

Essa marca pode ser ainda maior, já que ainda há muita Copa América pela frente, e o Peru segue vivo na competição, que inclusive é a preferida de Guerrero: ele já balançou as redes adversárias em cinco edições da cmpetição, nos anos de 2007, 2011, 2015, 2016 e agora 2019. Dessas, ele consagrou-se o artilheiro da Copa América da Argentina em 2011 e no Chile em 2015.

Artilheiros das edições passadas

Leia também
Confira as quinze tatuagens mais inusitadas dos fanáticos por futebol

Nas edições passadas, o país que mais teve artilheiros durante a Copa foi o Uruguai, com 4 vezes encabeçando a lista de goleadores. Foram eles: Severino Varela, Scarone, Ángel Romano e Roberto Porta. No entanto, o jogador que mais marcou gols na história da competição é o brasileiro Zizinho, com 17 conversões. O segundo lugar está dividido entre o Brasil e Argentina, com 3 jogadores de cada lado que mais converteram gols em partidas pelo torneio.

Confira a lista completa dos maiores artilheiros em todas as edições da Copa América:

1º – Zizinho – Brasil – 17 gols

Norberto Méndez – Argentina – 17 gols

3º – Severino Varela – Uruguai – 15 gols

Teodoro Feranndez – Peru – 15 gols

5º – Ademir Menezes – Brasil – 13 gols

Jair Rosa Pinto – Brasil – 13 gols

Batistuta – Argentina – 13 gols

José Manuel Moreno – Argentina – 13 gols

Scarone – Uruguai – 13 gols

10º – Paolo Gurrero – Peru – 12 gols

Eduardo Vargas – Chile – 12 gols

Ángel Romano – Uruguai – 12 gols

Roberto Porta – Uruguai – 12 gols

(Fonte: Gazeta esportiva) 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações