Onde estão os jogadores do último título brasileiro da Copa América

Onde estão os jogadores do último título brasileiro da Copa América

O último título veio há 12 anos, em 2007, na Venezuela, e os jogadores daquela edição tiveram os mais variados destinos, até a paleontologia. Veja detalhes no vídeo acima!

Estamos a 1 dia do início do campeonato. Nessa próxima sexta-feira, seremos nós, brasileiros, os anfitriões da Copa América. Agora é a grande chance de conquistar um título que não vem há mais de 10 anos. A última vez que a seleção canarinha levantou o caneco foi em vitória contra a Argentina, em 2007.

O time titular comandado por Dunga vinha da seguinte maneira: Doni, Maicon, Alex, Juan e Gilberto; Mineiro, Josué, Júlio Baptista e Elano; Robinho e Vagner Love. Do outro lado, a Argentina vinha forte, também considerada favorita ao título: Abbondanzieri, Zanetti, Ayala, Gabriel Milito e Heinze; Cambiasso, Mascherano, Riquelme e Verón; Tévez e Messi, ainda no começo de sua carreira. O Brasil emplacou 3 a 0.

Doni

Doni, o goleiro da Roma (ITA) naquela época, continuou por muitos anos na seleção, sendo convocado por diversas outras vezes, entre Copa das Confederações e Copa do Mundo. Entretanto, em 2012, Doni descobriu um problema sério de coração que o impediria de continuar sua carreira.

Assim, abandonou o esporte e mudou-se com a família para Orlando (EUA). Hoje, o antigo defensor é dono de uma empresa de investimentos imobiliários, fora isso, ele também estudou dinossauros, criando um parque temático na cidade de Campinas e fazendo exposições sobre o tema por todo o Brasil.

Maicon

Maicon foi uns dos grandes laterais que já passaram pela Seleção, e seu nível demorou muito para mudar, tendo ficado na Inter de Milão, onde era titular absoluto desde 2007 até 2012. Como Doni, Maicon fez uma rápida passagem pelo futebol inglês no Manchester City, e, em seguida, voltou a Itália, onde jogo pela Roma até 2016. Maicon não parou de jogar bola, hoje com 37 anos, atua no Criciúma, e diz que não irá aposentar tão cedo as chuteiras.

Alex

O zagueiro não teve muita sorte desde a Copa América de 2007, com lesões recorrentes, ele acabou ficando longe dos gramados por vários momentos. De toda forma, ainda pode conquistar vários títulos pelo Chelsea (ING) e pelo PSV (HOL). Alex se aposentou no final de 2016, após passagem pela Itália, no Milan, já que precisava fazer uma cirurgia no joelho. Hoje, Alex tem 36 anos e, em entrevista à Gazeta, revelou a vontade de voltar a jogar futebol pelo time que o revelou, o Santos.

Juan

O grande zagueiro foi uma peça importante no futebol italiano, onde ficou até 2016, jogando pela Roma. Em seguida, foi ao Internacional (BRA) e concluiu sua carreira no Flamengo, onde hoje atua como agente de ligação entre diretoria e jogadores.

Gilberto

Depois da Copa América, Gilberto teve passagens de sucesso pelo Hertha Berlin (ALE) e pelo Tottenham (ING). Contudo, o meia não demorou muito para voltar ao Brasil, onde conquistou o estadual de 2011 pelo Cruzeiro. Gilberto passa hoje com a família, com muita tranquilidade.

Mineiro

Veterano da seleção já em 2007, sua carreira não demorou muito para desacelerar, muito embora tenha feito parte do time de Felipão no Chelsea (INGL). Antes de se aposentar, Mineiro jogou até na quarta divisão do campeonato alemão. Atualmente, Mineiro é um empreendedor, a função de seu negócio é facilitar a chegada de jogadores estrangeiros, proporcionando boa adaptação na Alemanha.

Josué

Depois do título da Copa América, Josué construiu uma ótima passagem no futebol alemão, no Wolfsburg. O volante voltou ao Brasil 6 anos depois para defender o Atlético Mineiro, clube no qual viria a ganhar uma Libertadores, Copa do Brasil, dois estaduais e uma Recopa. Enfim, em 2015, decidiu se aposentar. Atualmente, o jogador tem parte de diversas empresas de muitas áreas diferentes, tendo sido até representante empresarial de dupla sertaneja.

Elano

O meia esteve no futebol inglês com o Manchester City e na Turquia, pelo Galatasaray. Depois, voltou ao Santos, onde daria uma força para conquistar um título da Libertadores, ao lado de Neymar, em 2011. Nesses últimos anos, Elano esteve próximo do Santos e tem estudado e treinado para se tornar treinador de futebol.

Júlio Baptista

Leia também
Por que Cristiano Ronaldo não tem tatuagens como todo mundo?

Esse meia-atacante teve passagens praticamente por todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos, e demorou para aposentar. Seu último contrato foi no Orlando City (EUA) junto com Kaká. Recém-aposentado, Júlio Baptista ainda não tem certeza do seu rumo, mas irá certamente continuar trabalhando com futebol.

Robinho

O atacante foi o nome da vez e a chuteira de ouro da Copa América de 2007. Depois de muito sucesso com o Real Madrid, Robinho voltou ao Santos, ganhando a Copa do Brasil, e depois voltou a Europa jogar pelo Milan. Longe do fim, passou pelo campeonato Chinês e pelo Atlético Mineiro. Atualmente, Robinho atua no campeonato turco, ao lado de vários medalhões veteranos.

Vagner Love

Com passagem pelo Flamengo, seu legado ficou mesmo na Rússia, pelo CSKA, clube pelo qual conquistou cinco vezes a Copa local. Aos 34, Love tem atuado pelo Corinthians, construindo uma boa passagem pelo time paulista, tendo sido autor do gol do título do Campeonato Estadual contra o São Paulo. Seu contrato é firmado até 2020, chegada essa data, Vagner já adianta que encerrará então sua carreira.

 (Fonte: Globo esporte) 
De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações