O lugar mais frio da Terra bate um novo recorde
O lugar mais frio da Terra bate um novo recorde
O lugar mais frio da Terra bate um novo recorde
Leia mais

O lugar mais frio da Terra bate um novo recorde

No leste da Antártica, cientistas mediram o que parece ser a temperatura mais baixa jamais registrada na superfície de nosso planeta: -98°C. Medido no fundo de pequenos vales formados no gelo, esse recorde absoluto pode, no futuro, se tornar cada vez mais raro por causa da mudança climática.

Quando o verão chega, todos nós sonhamos com um cantinho fresco, ao abrigo do calor infernal do sol... Sem ar condicionado, a solução seria, talvez, migrar para uma região do mundo conhecida por seu frio: a Antártica. Um pouco exagerado, talvez... Ainda mais quando a gente fica sabendo que da temperatura mínima que pode ser atingida: -98 graus Celsius! É o que acabam de revelar os cientistas em um estudo publicado na Geophysical Research Letters.

Para chegar a essa gelada revelação, os pesquisadores analisaram os dados coletados por vários satélites em órbita ao redor de nosso planeta: Terra e Aqua - dois aparelhos lançados pela agência espacial americana através do programa internacional Earth Observing System -, assim como os Polar-orbiting Operational Environmental Satellites, ou POES, uma rede de satélites meteorológicos gerenciados pela agência americana de observação oceânica e atmosférica, a NOAA.

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações